Implicações textual-discursivas na composição do gênero meme: uma análise de sua constituição na virtualidade

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p856-872

Parole chiave:

memes, multimodalidade, redes sociais.

Abstract

Este estudo visa refletir o uso da linguagem nas redes sociais e das práticas de comunicação na atualidade, cujas leitura e ressignificação do gênero Meme são, em grande parte, uma construção coletiva em espaços virtuais de interação social. Pretendemos mostrar os resultados de uma análise textual-discursiva do gênero Meme, em que a produção se dá em meios multimodais. Para o estabelecimento da discussão, apoiamo-nos em Barthes (1977), Kress e van Leeuwen (2006), Rojo (2009), Ribeiro (2016), Marcuschi e Xavier (2010), entre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa e caracteriza-se como uma análise documental, pois foi realizada nas principais redes sociais de compartilhamento de conteúdos e o corpus de análise foi selecionado usando critérios de propagação desses Memes. Os resultados apontam para a necessidade de um olhar mais acurado em relação ao gênero em foco, inclusive em contextos de didatização de Língua Portuguesa.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Neide Silva Cardoso, Escola Municipal Pequeno Príncipe

Graduada em Letras - Língua Portuguesa pelo IFAL; Especialista em Linguagem e Práticas Sociais pelo IFAL- Campus Murici. Professora efetiva de Língua Portuguesa da Rede Pública Municipal de Santana do Mundaú/AL.

Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Graduado em Letras: Port/Inglês pela UNEAL; Especialista em Docência do Ensino Superior UNEAL; Mestre em Educação e Linguagem UFAL; Doutor em Letras e Linguística pela UFAL; Pós-doutor em Linguística Aplicada pela UFAL. Professor de Língua Portuguesa e Linguística do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. Desenvolve pesquisas com vistas à Argumentação em produções textuais, orais e escritos, de alunos do ensino básico e do ensino superior. Tem trabalhos publicados, e apresentados, em eventos nacionais e internacionais.

Flávia Karolina Lima-Duarte, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Professora do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestra em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

Riferimenti bibliografici

A CIÊNCIA DO HUMOR. [Locução de]: Alexandre Ottoni, Pazos Deive [S.l.]: Jovem Nerd, 15 jul. 2016. Podcast. Disponível em: <https://jovemnerd.com.br/nerdcast/a-ciencia-do-humor-nerdcast-52>. Acesso em: 03 set. 2018.

BARTHES, Roland. Image-Music-Text. London: Fontana, 1977.

BARTON, David; LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BAUMAN, Zigmunt. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien, Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

BRAGA, Denise Bértoli. Ambientes digitais: reflexões teóricas e práticas. São Paulo, SP: Cortez, 2013.

COMO CRIAR MEMES. Disponível em: <https://makeaMeme.org/> Acesso em: 20 set. 2018.

DAWKINS, Richard. O gene egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

FAÇA SEUS MEMES. Disponível em: < http://www.imagechef.com/ic/pt/Meme-maker/index.jsp > Acesso em: 20 set. 2018.

GOMES, Luiz Fernando. Relações imagem-texto em textos didáticos para EAD: um exercício de ressignificação. In: CONGRESSO DE LEITURADO BRASIL, 17., 2009. Campinas. Anais do 17 COLE, Campinas, SP: ALB, 2009. Disponível em: <http://alb.org.br/wp-content/uploads/2015/11/19-cole-caderno_resumos.pdf >Acesso em: 12 set. 2018.

KRESS, Gunther.; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. London, New York: Routledge, 1996 [2006].

JESUS, Aline. Entenda o meme Luiza no Canadá. Techtudo. 12 jan. 2012. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/01/entenda-o-Meme-luiza-no-canada.html> Acesso em: 12 set. 2018.

MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos (Org.) Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARTINO, Luis Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes e redes. 2. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

MEME Menos Luiza que está no Canadá. Disponível em: <http://souanalbafeto.blogspot.com/2012/01/luiza-esta-no-canada.html > Acesso em: 14 set. 2018.

MEMES AND TEMES. Disponível em: <https://www.ted.com/talks/susan_blackmore_on_Memes_and_temes> Acesso em: 14 set. 2018.

MEMES ANTIGOS. Disponível em: <http://www.jornaldaparaiba.com.br/vida_urbana/luiza-do-canada-e-incluida-em-livro-dos-maiores-Memes-da-internet-no-brasil.html> Acesso em: 14 set. 2018.

MEMES DO ORKUT. Disponível em: <https://paginacinco.blogosfera.uol.com.br/2017/11/22/aqueles-que-voce-respeita-os-10-Memes-mais-marcantes-da-historia/> Acesso em: 21 set. 2018.

NAZARÉ CONFUSA. Disponível em:< http://www.museudeMemes.com.br/sermons/nazare-confusa/> Acesso em: 19 set. 2018.

PORQUE VOCÊ NÃO AMADURECE?. Disponível em: <https://www.gerarmemes.com.br/Meme/316619-me-faca-uma-pergunta-mi-fici-imi-pirginti> Acesso em: 15 set. 2018.

RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola, 2016.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SHEPHERD, Tania Maria Granja; SALIÉS, Tânia Gastão (Orgs.). Linguística da internet. São Paulo: Contexto, 2013.

VIEIRA, Josenia Antunes; ROCHA, Harisson da. Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

Pubblicato

2020-06-22

Come citare

CARDOSO, Neide Silva; CAVALCANTI, Ricardo Jorge de Sousa; LIMA-DUARTE, Flávia Karolina. Implicações textual-discursivas na composição do gênero meme: uma análise de sua constituição na virtualidade. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 856–872, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p856-872. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8693. Acesso em: 22 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê "Séries televisivas, games e aplicativos: entretenimento e cenários de aprendizagens"

Articoli simili

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.