Semelhanças e diferenças entre as concepções de educação social, educação popular e educação não escolar

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p76-97

Parole chiave:

Contextos de educação. Educação Popular. Educação Social. Pedagogia Social.

Abstract

O texto trata das diferentes concepções e compreensões acerca da educação social, educação popular e educação não escolar. A partir de uma pesquisa bibliográfica, considera as particularidades, aproximações e distanciamentos teóricos e epistemológicos que se configuram no exercício da compreensão e uso desses termos nos múltiplos contextos educativos. O estudo revelou, no caso brasileiro, a presença de uma multireferencialidade na compreensão destes três conceitos. O entendimento dessas concepções assume duas dimensões: crítica e pós-crítica. Na primeira, a Educação Popular não é sinônimo de educação não escolar e não é o mesmo que educação social. Na segunda, privilegia-se diferentes referenciais para justificar uma educação social brasileira. Não se verificou um conceito explícito de educação social no Brasil, mas existe semelhanças com o que conhecemos como educação popular.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Fernanda do Santos Paulo, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UNOESC, orientando Mestrado e Doutorado, com ênfase em Educação Popular.

Mônica Tessaro, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).Doutoranda em Educação  pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Bolsista Capes. Cod, Financiamento:001

Pubblicato

2020-12-30

Come citare

PAULO, Fernanda do Santos; TESSARO, Mônica. Semelhanças e diferenças entre as concepções de educação social, educação popular e educação não escolar. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 76–97, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p76-97. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9015. Acesso em: 22 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

<< < 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.