Contribuições das tecnologias digitais no ensino de conteúdos matemáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p146-165

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Tecnologias digitais, Ciências Exatas

Resumo

Esse trabalho apresenta resultados do desenvolvimento de uma proposta de ensino, atrelada a uma pesquisa de doutoramento. Tem-se como objetivo analisar contribuições do uso de tecnologias digitais na graduação, no caso, os aplicativos gráficos Geogebra e Winplot, como estratégias de ensino para estimular a aprendizagem de conteúdos matemáticos. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e é um estudo de caso realizado numa disciplina da área de Ciências Exatas com 20 estudantes de cursos de Engenharia e Arquitetura. Constatou-se que as tecnologias digitais potencializaram o compartilhamento interdisciplinar de saberes entre professor e estudantes. Além disso, possibilitaram estratégias de ensino que desenvolvem a autonomia dos estudantes, superando o uso restrito à transmissão de conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Edo Neuenfeldt, Univates/RS

Doutor em Ensino (Univates/RS)

Mestre em Educação (UFSM)

Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (UFSM)

Licenciatura Plena em Matemática (UFSM)

Bacharel em Desenho e Plástica (UFSM)

Rogério José Schuck, Univates/RS

Doutor em Filosofia (PUCRS).

Professor do PPGECE e PPGEnsino/UNIVATES.

Derli Juliano Neuenfeldt, Univates/RS

Doutor em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento, (UNIVATES/RS)

Professor do PPGEnsino/Univates

Ariane Wollenhoupt da Luz Rodrigues, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Filial Hospital Universitário de Santa Maria-RS.

Mestre em Ciências Sociais (UFSM/RS)

Downloads

Publicado

2021-06-26

Como Citar

NEUENFELDT, Adriano Edo; SCHUCK, Rogério José; NEUENFELDT, Derli Juliano; RODRIGUES, Ariane Wollenhoupt da Luz. Contribuições das tecnologias digitais no ensino de conteúdos matemáticos. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 146–165, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p146-165. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10041. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.