Afetividade e cognição na teoria histórico-cultural

uma revisão sistemática

Autores

  • Aline Harumi Sasaki Universidade Estadual de Maringá
  • Marta Sueli de Faria Sforni Universidade Estadual de Maringá
  • Cleder Mariano Belieri Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p75-94

Palavras-chave:

Unidade afetivo-cognitiva, Educação escolar, Revisão sistemática

Resumo

A educação escolar tem entre suas funções promover o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Todavia, na Teoria Histórico-Cultural, afetos, emoções, sentimentos e pensamentos não são tratados de modo isolado, já que se entende a atividade humana como unidade afetivo-cognitiva. Neste artigo, são apresentadas pesquisas que, fundamentadas nesse referencial teórico, abordam a afetividade e a cognição, destacando aquelas que se aproximam do campo educacional. Por meio desse levantamento de pesquisas identificam-se produções que oferecem elementos para se pensar a unidade afetivo-cognitiva na atividade de estudo, envolvendo os processos de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Harumi Sasaki, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Educação pela UEM e membro do GEPAE-UEM - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade de Ensino.

Marta Sueli de Faria Sforni, Universidade Estadual de Maringá

Pós-doutora em Educação pela Unicamp, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM); coordenadora do GEPAE-UEM - Grupo de Estudos e Pesquisa s sobre Atividade de Ensino.

Cleder Mariano Belieri, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação pela UEM, mestre em Educação pela UEM e membro do GEPAE-UEM - Grupo de Estudos e Pesquisa s sobre Atividade de Ensino

Referências

ALMEIDA, M. S. de. Era uma vez ... A contação de história no fazer pedagógico de professores de creche'. 2018. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2018.

ALVES, S. M.; DULLIUS, G. Processos interativos em sala de aula: reflexões sobre a mediação da escola para o desenvolvimento humano. Revista Pedagógica, UNOCHAPECÓ: v. 2, n. 27, jul./dez. 2011. Disponível em: <https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1300/714>. Acesso em: 22 out. 2018.

AZEVEDO, M. T. de M. D. Leitura como atividade humana: “Pra que a gente lê?”. 2015. 316 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

BARBOSA, M. A. As elaborações de conhecimentos geométricos no ensino fundamental II em uma microbacia - o papel da mediação do professor e da matematização do lugar/ambiente. 2013. 233f. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

BERNARDES, M. E. M. Mediações simbólicas na atividade pedagógica: contribuições do enfoque histórico-cultural para o ensino e aprendizagem. 2006. 330f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

BERNARDES, M. E. M.; MOURA, M. O. de. Mediações simbólicas na atividade pedagógica. Educação e Pesquisa, São Paulo: v.35, n. 3, p. 463-478, set./dez. 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ep/v35n3/04.pdf>. Acesso em: 13 out. 2018.

BEZERRA, I. C. R. M. Aprender e ensinar inglês: o que o afeto tem a ver com isso?. Revista SOLETRAS, Rio de Janeiro: n. 25, p. 256-281, 2013. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/article/viewFile/6350/5284>. Acesso em: 22 out. 2018.

BULGACOV, Y. L. M.; VIZEU, F. A positividade da emoção na prática da pesquisa social em organizações. CADERNOS EBAPE.BR, Rio de Janeiro: v. 9, p. 489-504, jul. 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/cebape/v9nspe1/v9nspe1a04.pdf>. Acesso em: 23 out. 2018.

COLAÇO, V. de F. R. Processos Interacionais e a Construção de Conhecimento e Subjetividade de Crianças. Psicologia: Reflexão e Crítica, Rio Grande do Sul: v. 17, n. 3, p.333-340, nov./dez. 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/prc/v17n3/a06v17n3>. Acesso em: 22 out. 2018.

COSTA, A. J. de A. “Professora também sente”: significados e sentidos sobre a afetividade na prática docente. 2012. 152f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.

DECICO, C. O encanto do encontro: O jogo de faz-de-conta nas relações de ensino. 2006. 97f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

FELIX, T. da S. P. O desenvolvimento das emoções e sentimentos da criança na construção de sua personalidade: as atividades artísticas como mediadoras desse processo na escola. 2018. 246f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2018.

FERRARI, M. G. Tipo assim... ser aluno adolescente no IFES Campus Colatina: sentimentos e impressões. 2013. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.

FREIRE, G. B. M. Conhecer, vivenciar, desejar: “Perejivanie” no ensino em francês. 2010. 387f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

GIFFONI JUNIOR, A. A. Ensino-aprendizagem na educação infantil para crianças em situação social de pobreza: Uma intervenção pedagógico-didática (dialético- interativa) com a abordagem histórico-cultural. 2014. 258f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2014.

GOMES, C. A. V. A relação sujeito-objeto e a unidade afetivo-cognitiva: contribuições para a Psicologia e para a Educação. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP: v. 18, n. 1, p. 161-168, jan./abr. 2014. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/pee/v18n1/v18n1a17.pdf >. Acesso em: 22 out. 2018.

GOMES, C. A. V. O afetivo para a psicologia histórico-cultural: considerações sobre o papel da educação escolar. 2008. 170f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008.

GOMES, C. A. V. O lugar do afetivo no desenvolvimento da criança: implicações educacionais. Psicologia em Estudo, Maringá: v. 18, n. 3, p. 509-518, jul./set. 2013. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/pe/v18n3/v18n3a11.pdf>. Acesso em: 22 out. 2018.

GOMES, C. A. V.; MELLO, S. A. Educação escolar e constituição do afetivo: algumas considerações a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Perspectiva, Florianópolis: v. 28, n. 2, p. 677-694, jul./dez. 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p677/18453>. Acesso em: 22 out. 2018.

GONZÁLEZ, A. G. G. Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural para a compreensão do desenvolvimento do pensamento conceitual de crianças de 4 a 6 anos. 2016. 226f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.

GOULART, A. R. Desesperança aprendida: sentidos de alunos de uma escola pública sobre si mesmos como aprendizes. 2008. 163f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

KEMMER, L. G. S. O ensino-aprendizado afeto-cognitivo de sujeitos bilíngues em uma atividade de Circle Time. 2017. 171f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

LEITE, A. C. de C. G. Interfaces entre desenho e letramento na educação Infantil [ manuscrito]: contribuições da teoria histórico-cultural. 2016. 83f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2016.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LOIACONO, K. J. de M. A configuração subjetiva da participação política para estudantes universitários do movimento estudantil. 2018. 129f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

MÁXIMO, M. J. Encaminhamentos pedagógicos da psicologia soviética ao ensino da arte na Educação Infantil: vivência efetiva para o desenvolvimento da imaginação criadora.2015. 164f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí, 2015.

MAXIMO-PEREIRA, M. Memória mediada na aprendizagem de Física: problematizando a afirmação “Não me lembro de nada das aulas do ano passado!”. 2014. 363 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

MELLO, S. A. Ensinar e Aprender a Linguagem Escrita na Perspectiva Histórico-Cultural. Psicologia Política, São Paulo: v. 10, n. 20. p. 329-343. jul./dez. 2010. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpp/v10n20/v10n20a11.pdf >. Acesso em: 24 out. 2018.

MESQUITA, A. M. de. A formação psicológica de valores morais no contexto da sociabilidade competitiva e individualista na educação: apontamentos para a atividade pedagógica. 2018. 175 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2018.

MONTEIRO, P. V. R. A unidade afetivo-cognitiva: aspectos metodológicos e conceituais a partir da psicologia histórico-cultural. 2015. 192f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

MUNGUBA, M. C. et al. Jogos eletrônicos: apreensão de estratégias de aprendizagem. RBPS, Fortaleza: v. 16. n. 1, p. 39-48, jan./mar. 2003. Disponível em: <https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/330/2032 >. Acesso em: 23 out. 2018.

MUNHOZ, M. R. de C. Formação, Arte e Leitura de Mundo Humanizada: possibilidades na ação docente. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.

NASCIMENTO, A. N. S. do. O processo de letramento na Educação Infantil: Ensino Desenvolvimental. 2014. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2014.

NEVES, A. B. Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares. 2012. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.

NEVES, M. A. P. Psicologia Escolar e Música: mobilizando afetos e promovendo vivências na classe de recuperação. 2015. 146p. Dissertação (Mestrado em Psicologia como Profissão e Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2015.

NEVES, M. A. P.; SOUZA, V. L. T. de. Música e psicologia na escola: mobilizando afetos na classe de recuperação. Psicologia Escolar e Educacional, SP: v. 22, n. 1, p. 17-25, jan./abr.2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pee/v22n1/2175-3539-pee-22-01-17.pdf >. Acesso em: 24 out. 2018.

PISKE, F. H. R. O desenvolvimento socioemocional de alunos com altas habilidades/superdotação (ah/sd) no contexto escolar: contribuições a partir de Vygotsky'. 2013. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

SILVA, F. P. P. da. A Rede de Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto e os Processos de Subjetivação de Adolescentes. 2015. 208f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.

SILVA, M. B. S. Aprendizagem, desenvolvimento humano e deficiência mental. 2006. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2006.

SILVA, M. M. da. A formação de competências socioemocionais como estratégia para captura da subjetividade da classe trabalhadora. 2018. 169f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) — Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2018.

TASSONI, E. C. M. A dinâmica interativa na sala de aula: as manifestações afetivas no processo de escolarização. 2008. 296f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

TEIXEIRA, R. M. de M. O lugar do desenho no ensino das artes visuais com alunos autistas: um estudo de caso. 2010. 219f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

SASAKI, Aline Harumi; SFORNI, Marta Sueli de Faria; BELIERI, Cleder Mariano. Afetividade e cognição na teoria histórico-cultural: uma revisão sistemática. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 75–94, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p75-94. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10498. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos