Há (um) método Paulo Freire?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp1-15

Palavras-chave:

Paulo Freire, Método, Formação de professores, Pedagogia Infantil da pergunta

Resumo

O presente trabalho problematiza a existência de um método Paulo Freire. Numa primeira parte apresenta antecedentes terminológicos e históricos da palavra método. A seguir oferece alguns apontamentos de Paulo Freire em relação ao método e o valor que outorgava à curiosidade e compromisso político em relação ao método. Numa seção posterior, ocupa-se das relações entre a presença ou não de um método na formação docente e na relação que o ou a docente estabelece consigo mesma. Finalmente, tece algumas considerações finais a respeito de uma pedagógica infantil (menina) da pergunta e sua relação com o método ou sua ausência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é o método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1981.

DESCARTES, René. Discurso del método; estudio preliminar, traducción y notas de E. Bello Reguera. Madrid: Tecnos, 2003.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FREIRE, A M. A. Paulo Freire. Uma história de vida. Indaiatuba: Villa das Letras; 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. Reflexiones sobre mi vida y mi trabajo. México: Siglo XXI, 2008 [1994].

FREIRE, Paulo. Cartas a Guinea-Bissau. Apuntes de una experiencia pedagógica en proceso. México: Siglo XXI, 2007 [1977].

FREIRE, Paulo. Educación como práctica de la libertad. Buenos Aires: Siglo XXI, 2015 [1967].

FREIRE, Paulo. Pedagogía de la Esperanza. Un reencuentro con la Pedagogía del Oprimido. Buenos Aires: Siglo XXI, 2010 [1992].

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio Por una pedagogía de la pregunta. Crítica a una educación basada en respuestas a preguntas inexistentes. Buenos Aires: Siglo XXI, 2013 [1985].

GADAMER, Hans-Georg. Verdad y método. Fundamentos de una hermenéutica filosófica. Salamanca: Sígueme, 1977.

GADOTTI, Moacir; TORRES, Carlos Alberto. Paulo Freire: una biobibliografía. México: Siglo XXI., 2001.

KOHAN, Walter. Paulo Freire e a (sua) infância educadora. In: SILVA, Marta Regina Paulo de; MASON, Jason Ferreira (orgs.) Paulo Freire e a educação das crianças. São Paulo: BT Acadêmica, 2020, p. 83-100.

KOHAN, Walter. Paulo Freire mais do que nunca. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.

LACERDA, Nathercia. A casa e o mundo lá fora: cartas de Paulo Freire para Nathercinha. Rio de Janeiro: Zit, 2016.

LIDDELL, Henry George; SCOTT, Robert; JAMES, Henry Stuart. A Greek English Lexicon. Oxford: Clarendon Press, 1966.

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo, n-1 edições, 2018.

PELANDRÉ, Nilcéa Lemos . Entrevista com Paulo Freire, EJA EM DEBATE, Florianópolis, a. 3, n. 4, p. 13-27, jul. 2014. Entrevista publicada inicialmente em: PELANDRÉ, N. L. Ensinar e Aprender com Paulo Freire: 40 horas 40 anos depois. 3. ed. rev. Florianópolis: Editora da UFSC, 2009.

STRECK, Danilo Romeu; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

KOHAN, Walter Omar. Há (um) método Paulo Freire?. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 1–15, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp1-15. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11994. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Paulo Freire, cidadão do mundo: 100 anos de contribuições, diálogos, histórias e memórias.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.