Desafios e impactos da implantação do curso de pedagogia a distância da UFAL

narrativas da vida profissional dos egressos das primeiras turmas

Autores

  • Elza Maria da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas / Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p586-611

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia a distância, Narrativas de Egressos de Pedagogia, Formação Inicial de Professores em Serviço, Vida Profissional Docente

Resumo

O artigo analisa os impactos da formação no Curso de Pedagogia a Distância da UFAL na vida profissional de egressos das primeiras ofertas (1998 a 2004). Identifica nas narrativas dos egressos as mundanças vivenciadas em relação às questões profissionais, desafios enfrentados, implicações e dificuldades encontradas no percurso formativo frente aos resultados obtidos. A metodologia envolveu história oral temática através das narrativas da história de vida dos envolvidos. Os resultados evidenciam mudanças nas vidas pessoais e profissionais dos egressos, sinalizando positivamente a importância da implantação da EaD  na UFAL e em Alagoas.

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Biografia do Autor

Elza Maria da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (1979); Especialista em Educação Pré-Escolar e Alfabetização (1992); Mestra em Educação pela UFAL (2003). Doutora em Educação pela UFAL (2019); Professora adjunta 4 da UFAL, atuante no Centro de Educação - CEDU, no Curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, História da Educação, Educação a Distância, Formação de Professores, cursos/UFAL e concurso publico. Leciona as disciplinas: Fundamentos da Educação Infantil e Saberes e Metodologias da Educação Infantil. Coordenadora do Curso de Pedagogia na Modalidade a Distância na UFAL pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB.

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas / Programa de Pós-Graduação em Educação

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Educação Física e Pedagogia e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação Básica pela UNESCO (UNESCO/OEA). Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

SILVA, Elza Maria da; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Desafios e impactos da implantação do curso de pedagogia a distância da UFAL: narrativas da vida profissional dos egressos das primeiras turmas. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 586–611, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p586-611. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13356. Acesso em: 31 out. 2024.

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