Proposta para o ensino de Geometria
sólidos no Geogebra
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15862Palavras-chave:
Geometria Espacial, Engenharia Didática, Ensino de Matemática, GeoGebra, Sequência FedathiResumo
A Geometria tem ganhado espaço na Educação Básica, principalmente com o suporte da Tecnologia Digital no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes com uso do GeoGebra, associado a moldes de papel enquanto material concreto. Embasamos esta proposta nos quadros teóricos da Sequência Fedathi e da Engenharia Didática. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, orientada pelas duas primeiras fases da Engenharia Didática. Os resultados parciais trazem uma construção geométrica a ser utilizada pelo professor de Matemática para exploração de conceitos fundamentais da Geometria Espacial, com a possibilidade de replicação destes materiais e seu uso de forma dinâmica em sala de aula.
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