(Ciências da) educação no Brasil e em Portugal: autonomização dos espaços acadêmicos específicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p373-376

Palavras-chave:

Educação. Campo acadêmico. Espaço acadêmico específico. Brasil. Portugal.

Resumo

A tese aqui apresentada situa-se no contexto da preocupação de refletir sobre questões em torno do campo acadêmico, que tem levado os pesquisadores a um movimento de autorreflexão. A partir de um quadro conceptual bourdieusiano, o espaço acadêmico específico da Educação foi objetivado, tendo em vista as experiências brasileira e portuguesa. Trata-se, pois, de uma investigação empreendida no âmbito da Sociologia da Educação, que se vale de métodos mistos e da análise comparada, com vistas a compreender os processos de autonomização que possibilitaram a construção de um espaço próprio de desenvolvimento da área da Educação nestes países. 

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Biografia do Autor

Camila Ferreira da Silva, Universidade Nova de Lisboa (UNL)

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Pesquisadora da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento (UIED/UNL).

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

SILVA, Camila Ferreira da. (Ciências da) educação no Brasil e em Portugal: autonomização dos espaços acadêmicos específicos. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 373–376, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p373-376. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4292. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dissertações e Teses

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