v. 12 (2020): Número Especial

					Visualizar v. 12 (2020): Número Especial

Revista Debates em Educação | v. 12, Número Especial (2020)

Dossiê "Ensinar a ler e a escrever: múltiplos contextos e perspectivas"

Dossiê "Políticas, concepções e práticas de currículo, formação e avaliação"

Publicado: 2020-12-10

Expediente

Editorial

  • Editorial

    Deise Juliana Francisco, Inalda Maria dos Santos
    i-ii
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsppi-ii
  • Apresentação - Dossiê “Ensinar a ler e a escrever: múltiplos contextos e perspectivas”

    Adriana Cavalcanti dos Santos, Alexsandro da Silva, Solange Alves de Oliveira-Mendes
    iii-ix
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsppiii-ix
  • Apresentação - Dossiê "Políticas, concepções e práticas de currículo, formação e avaliação"

    Lucinalva Andrade Ataide de Almeida, Carlinda Leite
    x-xv
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsppx-xv

Dossiê "Ensinar a ler e a escrever: múltiplos contextos e perspectivas"

  • Alfabetização e letramento na BNCC: problemas conceituais, lacunas e inadequações no que é prescrito para os dois anos iniciais do ensino fundamental

    Artur Gomes de Morais
    01-16
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp01-16
  • O saber-fazer docente: uma análise do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e do Alfa e Beto

    Graciely Garcia Soares, Solange Alves de Oliveira-Mendes
    17-39
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp17-39
  • Prática docente: as diferentes dimensões do processo de alfabetização

    Telma Ferraz Leal, Kátia Virgínia das Neves Gouveia Silva, Patrícia Rocha Costa, Rayssa Cristina Silva Pimentel
    40-56
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp40-56
  • A contribuição da alfabetização/letramento nas subjetividades de sujeitos com deficiência intelectual

    Silvia Roberta da Mota Rocha, Cleonice Maria de Lima Oliveira
    57-78
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp57-78
  • A heterogeneidade de conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética: práticas de ensino e aprendizagens dos alunos

    Nayanne Nayara Torres da Silva, Eliana Borges Correia de Albuquerque
    79-99
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp79-99
  • Como um saber elementar, a leitura, tornou-se uma competência complexa

    Anne-Marie Chartier
    100-115
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp100-115
  • Leitura e leitores na Educação Infantil: as histórias em quadrinhos e a apropriação do ato de ler

    Greice Ferreira da Silva, Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça
    116-131
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp116-131
  • É necessário ensinar a ler para formar leitores: saberes-fazeres mobilizados por uma professora alfabetizadora considerada bem-sucedida

    Maria Geiziane Bezerra Souza, Alexsandro da Silva
    132-153
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp132-153
  • Leitura e formação docente: implicações para a construção do aluno leitor

    Eliane Travensoli Parise Cruz, Vera Lucia Martiniak
    154-171
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp154-171
  • A ação leitora na contemporaneidade: da multimodalidade textual à pluralidade de sentidos

    Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Julianna Silva Glória, Mônica Daisy Vieira Araújo
    172-187
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp172-187
  • Múltiplas leituras: adaptações fílmicas de contos de Edgar Allan Poe em aulas de Inglês

    Fernando Rossetto Gallego Campos, Suzana Rovadoscki
    188-204
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp188-204
  • O emoldurar bakhtiniano como proposta de intervenção e reelaboração textual

    Wilton Petrus dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos, Fernanda Rafaella da Silva
    205-219
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp205-219
  • Formação contínua de professores portugueses no contexto do ensino-aprendizagem da expressão escrita: estudo preliminar

    Rosângela Oliveira Cruz Pimenta, Sónia Valente Rodrigues
    220-245
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp220-245
  • A argumentação no processo de formação inicial docente: reflexões dos egressos do PIBID Letras/Português da Universidade Federal de Alagoas

    Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, Lúcia de Fátima Santos
    246-262
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp246-262
  • Leitura e escrita na Educação Infantil: caminhos possíveis

    Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra, Jucileia Obregon Pires, Luci Carlos de Andrade
    263-274
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp263-274
  • O ensino da leitura e escrita em uma escola indígena Kaingang: contribuições ao bilinguismo

    Maria Christine Berdusco Menezes, Rosângela Célia Faustino, Maria Simone Jacomini Novak
    275-296
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp275-296

Dossiê "Políticas, concepções e práticas de currículo, formação e avaliação"

Entrevistas

  • Entrevista com a Professora Dra. Maria Auxiliadora Bezerra: a evolução histórica do trabalho pedagógico e dos materiais didáticos de Língua Portuguesa em foco

    Silvio Profirio da Silva, Suzana Teixeira de Queiroz, Josete Marinho de Lucena
    643-653
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp643-653
  • Entrevista com Miguel Angel Zabalza Beraza

    Lucinalva Andrade Ataide Almeida, Carlinda Leite
    654-664
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp654-664