Os modos de ser estar e os saberes fazeres da docência atravessados pelas “parcerias” público-privado na Rede Pública de Ensino Municipal do agreste de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp610-623

Palavras-chave:

“Parceria” público-privada. Profissionalidade docente. Saberesfazeres.

Resumo

Os docentes têm sido afetados por políticas que tem criado condições adversas a sua experiência e à escola. Neste artigo, problematizamos o desenvolvimento da profissionalidade do professorado e equipe gestora, considerando a adesão, de escolas municipais do Agreste de Pernambuco, a programas educacionais privados. As questões envolvendo a docência indica, que os modos de ser, estar e fazer dos docentes tem sido afetados por práticas que se instituem na escola a partir de sua adesão aos programas e por sua vez, pressionam a equipe gestora para uma profissionalidade ancorada em aspectos administrativos distanciados das questões pedagógicas. Os professores tem sua autonomia afetada, e ambos são afastados pelas propostas dos projetos das especificidades da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Patricia Acioli Lins, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Educação e Doutora em Sociologia. Professora do Curso de Pedagogia do Núcleo de Formação Docente – Centro Acadêmico do Agreste/ UFPE. Atualmente trabalha com os componentes curriculares: Fundamentos Sociológicos da Educação, Gestão Escolar e Pesquisa de Campo em Ciências Sociais e Humanas. Integra o grupo de pesquisa Discursos e Práticas Educativas. Possui experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, saberes e processos de profissionalização docente em contextos de mudanças sociais.

Darlene Eugênia de Moura Campos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea da Linha de Pesquisa Docência, Ensino e Aprendizagem na Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

ACIOLI LINS, Carla Patricia; CAMPOS, Darlene Eugênia de Moura. Os modos de ser estar e os saberes fazeres da docência atravessados pelas “parcerias” público-privado na Rede Pública de Ensino Municipal do agreste de Pernambuco. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 610–623, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp610-623. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10123. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Políticas, concepções e práticas de currículo, formação e avaliação"

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.