Na trilha da categorização: análise de pronunciamentos presidenciais sobre a Covid-19

Vinícius Nicéas do Nascimento
Maria Sirleidy de Lima Cordeiro

Palavras-chave: Categorização. Pronunciamentos presidenciais. Covid-19. Pandemia .

Resumo

O presente artigo desenvolve uma discussão teórico-analítica sobre as categorizações nos pronunciamentos presidenciais, examinando a construção discursiva e o posicionamento do governo (e do presidente) do Brasil diante da pandemia da Covid-19, uma doença recente no cenário mundial, com muitas pesquisas em andamento a fim de diagnosticar tratamentos e cura, o que favorece a observação do processo de categorização. Esse evento oportuniza uma análise sobre o modo como o governo compreende e orienta opiniões dos brasileiros sobre a pandemia, uma vez que a partir das categorizações podemos mapear as ideologias e os sentidos estabilizados. Para isso, nossa investigação está fundamentada sob as bases da Linguística de Texto e da Análise Crítica do Discurso, numa perspectiva sociocognitiva. A metodologia utilizada possui caráter essencialmente analítico e interpretativo com base na abordagem qualitativa. O corpus foi formado pelos pronunciamentos presidenciais, em sua versão on-line escrita, proferidos no mês de março de 2020. Os resultados das análises mostram-nos que as categorizações são diversas e distintas, as quais apresentam um embate explícito – com movimentos discursivos e ideológicos – entre as recomendações mundiais de saúde para salvar vidas e a exigência do governo em manter a normalidade econômica e a manutenção dos empregos da população.

Biografia(s)

Vinícius Nicéas do Nascimento,

Mestre em Linguística pela UFPE 

Maria Sirleidy de Lima Cordeiro,

Doutora em Linguística pela UFPE

Como Citar

DO NASCIMENTO, V. N.; CORDEIRO, M. S. de L. Na trilha da categorização: análise de pronunciamentos presidenciais sobre a Covid-19. Leitura, [S. l.], n. 66, p. 98–110, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202066.98-110. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10002. Acesso em: 8 dez. 2023.

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