Realidade, experiência e discurso: repensando a noção sociossemiótica de contexto à luz de uma perspectiva vygotskiana

Autores

  • Diego Candido Abreu UERJ-Faculdade de Formação de Professores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202480.125-139

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional, Contexto, Vygotsky, Experiência, Perezhivanie

Resumo

O objetivo precípuo deste artigo é discutir a noção de contexto esposada pela Linguística Sistêmico-Funcional e, diante de seus problemas, propor o esboço de uma interpretação de contexto alternativa: o modelo trinitário de contexto. Tal conceituação tem como fundamento um diálogo entre a reflexão vygotskiana sobre a experiência como o eixo central da vida psicológica e a doutrina sociossemiótica acerca das variáveis contextuais (Halliday, 1994). Com esse objetivo em lente, após expormos os alicerces teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional, discutiremos a definição de contexto advogada por essa escola. Em seguida, explicitamos os principais problemas e contradições da compreensão objetivista e superveniente esposada no modelo de representação da linguagem da Linguística Sistêmico-Funcional. Finalmente, ancorado nas reflexões de Vygotsky (1994) sobre a ideia de experiência (perezhivanie), defendemos o esboço do modelo trinitário de contexto, entendido como uma forma mais coerente de conceber os componentes extralinguísticos da linguagem em sua inter-relação com o significado e a materialidade da língua.

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Biografia do Autor

Diego Candido Abreu, UERJ-Faculdade de Formação de Professores

Graduado no Curso de Letras Português - Inglês (Licenciatura) pela UERJ. Mestre em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio. Doutor em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio. Professor Adjunto do Departamento de Letras (Português-Inglês) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores.

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Publicado

2024-04-20

Como Citar

ABREU, Diego Candido. Realidade, experiência e discurso: repensando a noção sociossemiótica de contexto à luz de uma perspectiva vygotskiana. Revista Leitura, [S. l.], n. 80, p. 125–139, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202480.125-139. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/16248. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

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