Realidade, experiência e discurso: repensando a noção sociossemiótica de contexto à luz de uma perspectiva vygotskiana

Autores

  • Diego Candido Abreu UERJ-Faculdade de Formação de Professores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202480.125-139

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional, Contexto, Vygotsky, Experiência, Perezhivanie

Resumo

O objetivo precípuo deste artigo é discutir a noção de contexto esposada pela Linguística Sistêmico-Funcional e, diante de seus problemas, propor o esboço de uma interpretação de contexto alternativa: o modelo trinitário de contexto. Tal conceituação tem como fundamento um diálogo entre a reflexão vygotskiana sobre a experiência como o eixo central da vida psicológica e a doutrina sociossemiótica acerca das variáveis contextuais (Halliday, 1994). Com esse objetivo em lente, após expormos os alicerces teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional, discutiremos a definição de contexto advogada por essa escola. Em seguida, explicitamos os principais problemas e contradições da compreensão objetivista e superveniente esposada no modelo de representação da linguagem da Linguística Sistêmico-Funcional. Finalmente, ancorado nas reflexões de Vygotsky (1994) sobre a ideia de experiência (perezhivanie), defendemos o esboço do modelo trinitário de contexto, entendido como uma forma mais coerente de conceber os componentes extralinguísticos da linguagem em sua inter-relação com o significado e a materialidade da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Candido Abreu, UERJ-Faculdade de Formação de Professores

Graduado no Curso de Letras Português - Inglês (Licenciatura) pela UERJ. Mestre em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio. Doutor em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio. Professor Adjunto do Departamento de Letras (Português-Inglês) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores.

Referências

ARMENGAUD, F. A Pragmática. Trad.: Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

BARTLETT, T. Context in Systemic Functional Linguistics. In: BARTLETT, T.; O’GRADY, G. (eds.). The Routledge Handbook of Systemic Functional Linguistics. London: Routledge, 2017. p. 375–390.

FIRTH, J. R. A Synopsis of Linguistic Theory: 1950—1955. Oxford: Studies in Linguistic Analysis, 1957.

GARFINKEL, H. Studies in ethnomethodology. London: Routledge Press, 2018.

HALLIDY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar (2 ed.). London: Arnold, 1994.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. An Introduction to Functional Grammar. London: Routledge, 2004.

HALLIDAY, M.A.K.; HASAN, R. Cohesion in English. London: Longman, 1976.

HAO, J. Analysing Scientific Discourse from a Systemic Functional Linguistic Perspective: A Framework for Exploring Knowledge Building in Biology. Abingdon: Routledge, 2020.

HASAN, R. Choice, system, realisation: describing language as meaning potential. In: FONTAINE, L.; BARTLETT, T.; O’GRADY, G. (eds) Systemic Functional Linguistics: Exploring Choice. Cambridge: Cambridge University Press, 2013. pp. 269– 99.

JAKOBSON, R. Linguistics and Poetics, In SEBEOK, T. (ed.). Style in Language. Cambridge, MA: MIT Press, 1960.

MALINOWSKI, B. The Problem of Meaning in Primitive Languages: Supplement 1. In: OGDEN, C. K.; RICHARDS, I. A. (eds.). The Meaning of Meaning. London: Routledge & Kegan Paul, 1972[1923]. p. 296-336.

MARTIN, J. Modelling Context: Matter as Meaning. In: GOUVEIA, C. A. M.; ALEXANDRE, M. F. (Eds.). Languages, Metalanguages, Modalities, Cultures: Functional and Socio-discoursive Perspectives. Lisbon: BonD: Books on Demand, 2013. p. 19-64.

MARTIN, J. R.; MATTHIESSEN, C.M.I.M. Systemic typology and topology. In CHRISTIE, F. (Ed.) Literacy in social processes: Papers from the inaugural Australian Systemic Functional Linguistics Conference (held at Deakin University, Victoria, January 1990). Darwin: Centre for Studies of Language in Education, 1991.

MARTIN, J. R.; WHITE, P. The language of evaluation. Great Britain: Pelgrave/ Macmillan, 2005.

VYGOTSK, L. S. The problem of the environment (T. Prout, trad.). In VAN DER VEER, R.; VALSINER, J. (Ed.). The Vygotsky reader. Oxford, UK: Blackwell, 1994[1934]. pp. 338-354.

ZUBIRI, X. Inteligencia sentiente: Inteligencia y realidad. 5. ed. Madrid: Alianza Editorial, 1998.

Downloads

Publicado

2024-04-20

Como Citar

ABREU, Diego Candido. Realidade, experiência e discurso: repensando a noção sociossemiótica de contexto à luz de uma perspectiva vygotskiana. Revista Leitura, [S. l.], n. 80, p. 125–139, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202480.125-139. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/16248. Acesso em: 14 ago. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.