Interlocuções entre um grupo de pesquisa da universidade e a escola pública bilíngue: um inventário de pesquisas com a educação básica
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.29-44Palavras-chave:
Escola, Educação Bilíngue Pública., Universidade., Grupo de Pesquisa., Formação de professores.Resumo
Socializamos uma investigação sobre interlocuções entre universidade e escola pública bilíngue, mediadas pelo grupo de pesquisa Plurilinguismo na Educação, a partir de um inventário de pesquisas científicas em parceria entre Secretaria Municipal de Educação e universidade. Objetivamos por este estudo caracterizar as produções científicas elaboradas com as escolas públicas bilíngues, analisando como o grupo de pesquisa estabelece interlocuções com a Educação Básica. O percurso metodológico, de abordagem qualitativa, caracteriza-se pela análise bibliográfica, em que foram mapeadas nove pesquisas, incluindo artigos, dissertações e teses defendidas e em andamento, entre os anos de 2019 e 2024, que apresentam temáticas relacionadas às construções sócio-históricas da implementação das escolas bilíngues no município de Blumenau - SC. Os dados revelam práticas de linguagem, no sentido de construir espaços de relação que considerem a comunidade em desenvolvimento linguístico. Em consonância com estudos do grupo de pesquisa, as pesquisas denotam a metodologia CLIL (Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua), no viés de desenvolvimento de competências plurilíngues e pluriculturais no contexto investigado. As conclusões apontam como desafio, (re)pensar os percursos de formação, a partir da produção de pesquisas com os professores em atuação nessas escolas públicas bilíngues, para visibilizar a materialidade de experiências formativas.
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