Quem comemora o dia das mães: discurso, mídia e gênero
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201963.83-93Palavras-chave:
Capital, Mulher, DiscursoResumo
A mídia – principalmente a televisiva – tem se utilizado da mulher para promover o consumo em seus anúncios a fim de atender às necessidades da lógica do mercado capitalista. Neste trabalho, identificamos na sociedade hodierna discursos que lidam com a representatividade da mulher. Sendo assim, temos por objetivo desvelar os efeitos de sentido que são construídos sobre o lugar e as funções sociais ocupadas pela mulher (mãe) na atualidade. Utilizamos o aporte teórico da Análise de Discurso (doravante AD), ancorada no materialismo histórico , composta pelo discurso como objeto de análise da materialidade discursiva
Who celebrates mother’s day: discourse, media, and gender
The media – especially television – has used women in their ads to promote consumption in order to meet the needs of the capitalist market logic. In this work, we identify in today’s society many discourses which deal with the representation of women. Thus, we aim to unveil the meaning effects regarding the place and social functions occupied by the woman (mother) in the present day. We use the theoretical contribution of Discourse Analysis (hereinafter AD), which is anchored in historical materialism and understands discourse as the object of analysis of the discursive materiality.
Keywords: Capital. Woman. Discourse