Silenciamento dos corpos negros e indígenas no livro didático de linguagens e códigos para o ensino médio

Autores/as

  • Ana Lady da Silva UFAL/IFAL
  • Débora Raquel Hettwer Massmann UFAL

Palabras clave:

Silêncio, Memória, Corpo, Sujeito, Análise de Discurso

Resumen

O livro didático, no geral, é composto além de textos e exercícios gramaticais, de imagens, fotografias e representações de corpos. Embasadas no dispositivo teórico da Análise de Discurso Materialista, especialmente, nos trabalhos de Pêcheux e Orlandi, pretendemos analisar a relação entre corpo, sujeito e sentido, partindo da noção de que o corpo está diretamente relacionado à materialidade do sujeito e aos processos de significação que são determinados pela história e pela ideologia. O corpus deste estudo é o livro didático, “Objeto 2”, da área do conhecimento “Linguagens e suas Tecnologias”, intitulado “Multiversos: natureza em pauta”, para o Ensino Médio, da editora FTD, 2020, volume 2, aprovado no PNLD 2021. A partir das análises, observamos que os efeitos de sentido observados nas imagens dos corpos indígenas, brancos e negros que foram veiculadas no material didático em estudo derivam não só da forma como se apresentam no nosso imaginário social, por meio da memória discursiva, mas também, devido a nossa educação colonizadora que reproduz o mito da Democracia Racial (Nascimento, 2016), o Pacto da Branquitude (Bento, 2022), e o apagamento sócio-histórico e político dos povos que aqui habitavam, além dos africanos escravizados.

Palavras-chave: Silêncio. Memória. Corpo. Sujeito. Análise de Discurso

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Biografía del autor/a

Ana Lady da Silva, UFAL/IFAL

Professora efetiva de Língua Portuguesa do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Alagoas - IFAL - Campus Marechal Deodoro. Doutoranda em Linguística (Análise do Discurso - PPGLL/UFAL), Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas – PPGLL/UFAL (2013) e graduada em Bacharelado e Licenciatura, nas habilitações Português e Alemão, pela Universidade de São Paulo - USP (2002-2007). 

Débora Raquel Hettwer Massmann, UFAL

Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Graduada em Letras (português-francês) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Realizou estágio Pós-doutoral em Semântica no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2014). Em 2019, foi Professora Visitante Nacional Sênior do Programa de Mestrado em Educação e Cultura (PPGEDUC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Semântica do acontecimento: agenciamento enunciativo, designação e argumentação (UNICAMP).

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Publicado

2024-12-14

Cómo citar

SILVA, Ana Lady da; RAQUEL HETTWER MASSMANN, Débora. Silenciamento dos corpos negros e indígenas no livro didático de linguagens e códigos para o ensino médio. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 410–428, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18187. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont

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