Estudo dos gêneros discursivos sob a perspectiva da Análise Dialógica do Discurso: percurso teórico e metodológico

Autores/as

  • Sueli Gedoz Professora da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR) e da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel - UNIVEL - Cascavel/PR.

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201555.145-162

Palabras clave:

Bakhtin, Análise Dialógica do Discurso, Gêneros Discursivos.

Resumen

A temática discutida neste trabalho refere-se à reflexão dos gêneros discursivos sob a perspectiva teórica da Análise Dialógica do Discurso (ADD). O texto apresenta os conceitos bakhtinianos que amparam a constituição da ADD, delineando o surgimento e o desenvolvimento dessa corrente de estudos, situando-a como uma perspectiva que busca encaminhamentos metodológicos para as discussões relacionadas à linguagem, ao discurso e ao enunciado. A pesquisa desenvolvida mostra uma possibilidade de relação entre teoria e prática, indicando como a proposta bakhtiniana pode ser conferida em um enunciado concreto, moldado em um gênero discursivo, utilizando-se, para isso, um texto do gênero cartaz. Os resultados verificados ratificam a necessidade de um olhar dialógico para as relações que se estabelecem nos elementos que configuram o gênero discursivo e apontam possibilidades de compreensão do texto conforme o percurso sugerido pelos estudos bakhtinianos, orientadores da ADD. Subsidiam o trabalho, as obras de Bakhtin/Volochinov (2004), Bakhtin (1976, 2000, 2002), Brait (2003, 2006) e Rodrigues (2001, 2005).

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2015v1n55p145-162

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-05-03

Cómo citar

GEDOZ, Sueli. Estudo dos gêneros discursivos sob a perspectiva da Análise Dialógica do Discurso: percurso teórico e metodológico. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 55, p. 145–162, 2016. DOI: 10.28998/2317-9945.201555.145-162. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/2313. Acesso em: 17 sep. 2024.

Artículos similares

<< < 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.