A metaforização da cidadania

Autores/as

  • Virgínia Borges Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.200128-29.177-191

Palabras clave:

Discurso, metáfora, efeitos de sentido, cidadania

Resumen

Este trabalho analisa o processo metafórico que funciona no
discurso dos empresários ao designar a empresa como cidadã. Toma-se
como princípio a assertiva de que o significado metafórico é estritamente
contextual, compreendendo-se que, se a validade da metáfora é uma
validade metafórica, a sua propriedade também é metafórica, o que
implica dizer que o discurso empresarial re-significa o sentido de
cidadania e produz a grande metáfora do mundo moderno: empresa-cidadã.

 

DOI: 10.28998/0103-6858.2001n28-29p177-191

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-04-01

Cómo citar

BORGES, Virgínia. A metaforização da cidadania. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 28-29, p. 177–191, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.200128-29.177-191. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7516. Acesso em: 18 oct. 2024.

Artículos similares

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.