Variação do segmento /d/ no contexto /ndo/: efeitos prosódicos e de leitura
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201963.174-191Palavras-chave:
Leitura. Gerúndio. Variação.Resumo
O apagamento do /d/ no segmento /ndo/ resulta da assimilação do fonema /d/ pelo /n/, levando a realizações como /cantando/ > /cantano/, que parecem se comportar como um marcador na fala (LABOV, 1972), sensível ao contexto de formalidade e escolarização. Neste texto, mostramos o comportamento deste fenômeno na leitura, aqui tomada como ação que ativa na memória do leitor informações fonológicas características à sua comunidade de fala. A análise é feita com um corpus constituído pela leitura em voz alta de 20 estudantes que residem em Aracaju, de nível médio e superior. Os resultados apontam que o fenômeno é observável na leitura, mas, em ambientes monitorados, o segmento /ndo/ tende a ser preservado.
Variation of the segment /d/ in /ndo/: prosodic and reading effects
The deletion of /d/ in the segment /ndo/ is the result of the assimilation of the phoneme /d/ by /n/, leading to realizations such as /cantando/ > /cantano/, which seem to behave as a marker in speech (LABOV, 1972), susceptible to the context of formality and schooling. In this text we show how this phenomenon works in reading, here understood as an action that activates in the reader's memory distinctive phonological information of his/her speech community. The analysis was conducted based on a corpus constituted by the reading aloud performed by 20 students of high school and higher level who live in Aracaju. The results indicate that the phenomenon can be observed in reading, but in contexts where the subjects are monitored the segment /ndo/ tends to be preserved.
Keywords: Reading. Gerund. Variation