Quando o eu leitora e o eu da professora em formação continuada, que ensina/aprende a ler, se encontram
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202066.122-129Palavras-chave:
Leitura, Pesquisa, Docência.Resumo
Neste espaço, revelo uma intimidade: como depreendo a minha relação com a leitura, considerando papéis intercambiados que assumo nas interações pessoais e profissionais, num recorte de tempo-espaço que traz em seu bojo cenas peculiares a minha infância, às atividades que realizo na condição de docente de Língua Portuguesa e de formadora de professores. Esse entendimento surgiu de uma busca cuidadosa de como me constituí como leitora e como mediadora de leituras na complexa e gratificante tarefa de construir sentido por meio da prática leitora. A autoetnografia, então, entrou em cena em uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativista. Apoio-me em discussões que tratam de concepções de leitura e estudos de gêneros discursivos. A pesquisa, então, permite entender melhor o que é leitura e como torná-la viável aos educandos e educadores que estabelecem parcerias comigo no processo contínuo e producente da construção do sentido do que “vivelemos”.