Refletindo sobre um curso preparatório para o exame Celpe-Bras: promoção de ações políticas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.192-208

Parole chiave:

Português Língua Estrangeira. Políticas linguísticas. Celpe-Bras. Relatos.

Abstract

Neste artigo propomos registrar e compartilhar reflexões sobre experiências de professor e alunos, por meio de relatos escritos, sobre o processo de elaboração, planejamento e aplicação de um curso preparatório para o exame de proficiência Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) realizado em uma universidade pública estadual do interior paulista e destinado a alunos estrangeiros interessados em conhecer e/ou realizar o exame.  As reflexões apresentadas no decorrer do trabalho dão destaque à importância de se articular o tripé acadêmico – ensino, pesquisa e extensão – para a formação do graduando em Letras em situação de atuação como professor na área de ensino e aprendizagem de línguas, especificamente de Português Língua Estrangeira (PLE). No atual contexto de globalização, internacionalização e transnacionalização das línguas e países – por fatores econômicos, políticos e sociais (de mercado e Estado) –  é mister reconhecer o trabalho do professor e a preparação dos alunos para o referido exame como uma ação política relacionada ao conceito de políticas linguísticas de promoção da língua portuguesa para além dos limites territoriais. 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Nildicéia Aparecida Rocha, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara - FCLAr Universidade Estadual Paulista - UNESP

Livre Docente em Português Língua Estrangeira(PLE) pela Universidade Estadual Paulista - Unesp, em 2018. É professora junto ao Departamento de Letras Modernas e da Pós-graduação em Línguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, de Araraquara (SP). Pós-doutora em Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, realizado na Universidad de Sevilla, Espanha (2014-2015). Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp, câmpus de Araraquara (SP), Mestre em Estudos Literários também pela Unesp de Araraquara, pós-graduada em Língua, Literatura e Ensino de Língua Espanhola pela Unioeste de Foz do Iguaçu (PR), pós-graduada em "Docencia Universitaria" pela Universidad Nacional de Misiones, UNaM (Argentina), licenciada em Letras Português e Inglês pela Unesp de São José do Rio Preto (SP) e licenciada em Letras Português e Espanhol pela Facemed (Faculdade de Medianeira, PR). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (GPEALE). Atua nas áreas de Análise de Discurso, Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, especialmente de Português e Espanhol como Língua Estrangeira. Autora de diversas publicações nacionais e internacionais. Membro de Corpo Editorial da Revista EntreLínguas (FCLAr/UNESP). Representante titular da Unesp no "Nucleo Disciplinario" PELSE (Português e espanhol língua estrangeira e segunda língua), na AUGM. Coordenadora da Rede de Pesquisa Internacional - CAPES/Printi, intitulada Ensino e aprendizagem de Português e Espanhol Línguas Estrangeiras: interfaces.

Cintia do Nascimento Severino, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mestra em Linguística e Língua Portuguesa (bolsa CAPES), UNESP/FCLAr. Graduada em Bacharelado e Licenciatura Plena em Letras (Português/ Espanhol) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP / FCLAr), Campus de Araraquara. Foi bolsista de iniciação científica no Programa Sem Bolsa (ISB)/UNESP (pesquisa sobre o estatuto da gramática no ensino do Português Língua Materna), de janeiro/2014 a julho/2014 . Atuou como bolsista no Projeto de Extensão "Ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) para estrangeiros" (PROEX / UNESP), no período de março/2013 a dezembro/2016. Participou do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades de mobilidade acadêmica na Universidade de Santiago de Compostela - Espanha, de janeiro/2017 a junho/2017. Foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC)/CNPq, de agosto/2017 a março/2018. É Avaliadora no Exame Celpe-Bras desde 2019, tendo atuado como Avaliadora-Observadora. Interessa-se por Linguística, Ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) e Ensino de Espanhol Língua Estrangeira (ELE).

Pubblicato

2020-12-15

Come citare

ROCHA, Nildicéia Aparecida; NASCIMENTO SEVERINO, Cintia do. Refletindo sobre um curso preparatório para o exame Celpe-Bras: promoção de ações políticas. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 192–208, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.192-208. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10988. Acesso em: 18 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Grupo de Trabalho Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA)

Articoli simili

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.