A aplicação da escrita de sinais, SignWriting, no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201657.286-305Parole chiave:
surdez, escrita de sinais, signwriting, LIBRASAbstract
O presente trabalho aborda um tema muito discutido atualmente: a inclusão do ensino adaptado às necessidades da pessoa surda. A pesquisa fundamentou-se na tradução adaptada de Stumpf [1999?] da obra de Sutton, que desenvolveu o sistema para representação de gestos, aplicado às línguas de sinais chamado SignWriting. Além disso, foram analisadas algumas publicações que relataram, aplicaram e desenvolveram este sistema. O objetivo deste artigo foi estudar a aplicação da escrita de sinais no Brasil, divulgando as obras e sítios eletrônicos que a utilizam e demonstrando sua eficácia na transmissão de informações. O sistema SignWriting pode se tornar uma ferramenta de tradução dos conteúdos necessários ao ensino-aprendizagem, porque funciona como um canal de comunicação entre educadores e alunos surdos e vice-versa. E um exemplo desta funcionalidade é a produção de apostilas e apresentações digitais com textos e legendas nesta escrita, agilizando e facilitando a comunicação de conteúdos curriculares.