São João da Parnaíba: a demanda do evento sob a ótica do turismo
Palavras-chave:
Turismo, Produto turístico, Eventos culturais, São João da ParnaíbaResumo
Este trabalho foi realizado com objetivo de analisar o evento São João da Parnaíba (Piauí-Brasil) a partir de sua demanda, este por se tratar de um evento cultural surge da fusão de dois segmentos turísticos, sendo eles: turismo cultural e turismo de eventos. Os eventos culturais que tem se tornado importante na atividade turística, dentre os exemplos de maiores expressividade, cita-se as Festas de São João, que por sua vez é o objeto de estudo deste trabalho. Com propósito de identificar turistas no evento, já que este coincide com o período de alta temporada na cidade, a fim de viabilizar a importância do evento como alternativa de turismo em Parnaíba-PI. Para subsidiar o estudo abordaram-se temas como turismo cultural, turismo de eventos, eventos culturais como produto turístico, comportamento do consumidor e breve histórico do São João da Parnaíba. A metodologia aplicada foi através de pesquisa bibliográfica e de campo, nesta utilizou-se questionário e entrevistas para a coleta de dados no trans e pós-evento. Ficou evidente que o evento São João da Parnaíba possui potencial para ser um produto turístico que incremente a oferta turística. Desse modo, o evento é uma oportunidade para um novo segmento turístico e posteriormente o desenvolvimento do turismo em Parnaíba.Downloads
Publicado
2015-08-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).