Formação educativa de Maria de Lourdes Fernandes: memórias de superação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p474-494

Palavras-chave:

História da educação. Biografia. Deficiência visual.

Resumo

Biografou-se Maria de Lourdes Fernandes enfatizando a sua formação educativa em meio às relações machistas, ao bullying e à exclusão escolar (1969-2019). O estudo amparou-se teoricamente nos pressupostos da história cultural e metodologicamente na história oral. A coleta de dados deu-se mediante entrevistas com a biografada. Reconstituiu-se uma trajetória que desvela particularidades da história de vida de Maria de Lourdes, enfrentando vários desafios. Como estratégias de superação, persistiu nos estudos e tornou-se técnica de Enfermagem, pedagoga e escritora respeitada. Sua biografia revela percalços individuais que se imbricam com a história de uma coletividade de mulheres pobres, interioranas e deficientes, as quais foram historicamente motivadas a não progredir na educação formal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristine Brandenburg, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Vice-líder do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades da Universidade Estadual do Ceará (PEMO/UECE).

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Pós-doutoranda em Educação pela Universidade de Salamanca. Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. 

 

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Pesquisadora do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades da Universidade Estadual do Ceará (PEMO/UECE). 

Downloads

Publicado

2020-08-18

Como Citar

BRANDENBURG, Cristine; FIALHO, Lia Machado Fiuza; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de. Formação educativa de Maria de Lourdes Fernandes: memórias de superação. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 474–494, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p474-494. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10180. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)