Alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular: obstáculos e limites

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p651-664

Palavras-chave:

Formação docente. Trabalho Docente. Educação Inclusiva.

Resumo

Este artigo é um recorte dos resultados da pesquisa de campo realizada por Takase. Objetiva, em abordagem qualitativa subsidiada pelo pensamento complexo, releitura das entrevistas com professoras, identificando os processos inclusivos, as experiências pessoais e a compreensão das necessidades educacionais especiais dos alunos; e analisar as subjetividades, articulando-as às práticas e processos socioculturais. Conclui que objetividade e subjetividade são tecidas simultaneamente e manifestas na realidade, na germinação da insatisfação que fere o psiquismo e adoece, interferindo no ato pedagógico e na aprendizagem; que profecias autorrealizadoras podem atingir o alunado NEE, reforçando preconceitos e exclusão; e que sentimentos de desamparo e de frustração estão presente no cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Teresinha Dal Mas Dias, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Psicóloga, especialista em psicoterapia psicodinâmica da adolescência. Mestrado e Doutorado em Psicologia, área de concentração Psicologia Escolar/Educacional e Desenvolvimento Humano. Pós-doutorado em Educação, Arte e Hustória da Cultura. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de graduação em Psicologia da Universidade Nove de Julho.

Downloads

Publicado

2020-08-18

Como Citar

DIAS, Elaine Teresinha Dal Mas. Alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular: obstáculos e limites. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 651–664, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p651-664. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10479. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Complexidade e Transdisciplinaridade no Século XXI"

Artigos Semelhantes

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.