Educação infantil e crianças com transtorno do espectro autista

uma proposta inclusiva em construção

Autores

  • Simone Catarina de Oliveira Rinaldo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Araraquara http://orcid.org/0000-0001-8018-1654
  • Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo Psicóloga, Doutora em Psicologia pela USP, Professora Assistente Doutora do Departamento de Psicologia da Educação e Pós-graduação emEducação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras – Universidade EstadualPaulista (UNESP) http://orcid.org/0000-0001-6999-8647

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p219-241

Palavras-chave:

Educação Infantil, Transtorno do Espectro Autista, Processo Educacional

Resumo

A educação infantil constitui-se um ambiente promissor para se discutir mudanças nas concepções e atitudes da equipe escolar sobre a inclusão. O método de pesquisa utilizado foi a abordagem qualitativa, de natureza descritiva. Teve por objetivo identificar as propostas para inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em um município do interior paulista. Participaram do estudo três profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME) e os pais (pai e mãe) de duas crianças com TEA. Foram realizadas entrevistas semi estruturadas que exploraram dois eixos principais - Eixo 1: propostas para a inclusão de crianças na Educação Infantil e Eixo 2: avaliação dos pais acerca do processo inclusivo dessas crianças na escola comum. Os resultados mostraram que a proposta inclusiva na Educação Infantil acontece por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), na modalidade da itinerância, modelo que não é o ideal na visão dos gestores e dos pais, porém, remete-nos a uma tentativa de atender toda a demanda das crianças nessa etapa da educação básica.

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Biografia do Autor

Simone Catarina de Oliveira Rinaldo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Araraquara

Doutora (2021) e Mestra (2016) em Educação Escolar, na linha de pesquisa "Formação do Professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas", na Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Araraquara. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e especialização em Psicopedagogia Clínica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e na área da Educação Especial. Atuou como psicopedagoga na Diretoria de Educação de Cajamar – SP, no período de 2008 a 2011, articulando o processo de ensino-aprendizagem nas situações de decisões com a equipe técnica pedagógica da Diretoria de Educação e com as unidades escolares envolvendo professores, gestores e comunidade. Está como professora ajunta no Ensino Fundamental 1, na prefeitura de Bauru.

Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo, Psicóloga, Doutora em Psicologia pela USP, Professora Assistente Doutora do Departamento de Psicologia da Educação e Pós-graduação emEducação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras – Universidade EstadualPaulista (UNESP)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1986) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, relação família-escola, educacao especial, educação escolar e desenvolvimento humano

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

RINALDO, Simone Catarina de Oliveira; SIGOLO, Silvia Regina Ricco Lucato. Educação infantil e crianças com transtorno do espectro autista: uma proposta inclusiva em construção. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 219–241, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p219-241. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10920. Acesso em: 22 dez. 2024.

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