Estratégias de ensino voltadas para educação alimentar: um artigo de revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p621-647

Palavras-chave:

Educação alimentar e nutricional, Materiais didáticos, Contexto escolar

Resumo

Ações voltadas para a educação alimentar e incentivo à prática de atividades físicas, vem sendo discutido com frequência no Ensino de Ciências e nas políticas relacionadas a saúde pública, devido aos altos percentuais de sobrepeso e obesidade no Brasil. Neste sentido, o ambiente escolar é considerado como local propício para desenvolver ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), visto que o aluno passa um bom tempo nesse espaço. Diante destes aspectos, traçamos como objetivo deste estudo analisar artigos, dissertações e teses no período de 2013 a 2019, disponíveis na base de dados SCIELO e no banco de Dissertações e Teses da CAPES em relação EAN na escola e aos Materiais Didáticos utilizados para o Ensino de Nutrição (MDEN). Os resultados revelaram o panorama de produções sobre EAN e MDEN no país, mostrando como as ações preconizadas chegam as escolas e como os recursos didáticos são desenvolvidos e avaliados. O desentrelaçar destas análises apresentaram um distanciamento da EAN nas escolas bem como carência de atualização sobre o tema para os professores. Alguns materiais didáticos analisados auxiliam no processo de aprendizagem, porém, foi percebido a necessidade de avaliações a médio prazo de outros recursos descritos no presente trabalho. Dessa forma, foi possível observar a necessidade de instrumentalizar os docentes para que possam conhecer e desenvolver estratégias de ensino para utilizar no seu contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Georgianna Silva dos Santos, Fundação Oswaldo Cruz

Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências - LAEFIB

Maria de Fátima Alves de Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz

Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências - LAEFIB

Downloads

Publicado

2021-06-26

Como Citar

SANTOS, Georgianna Silva dos; OLIVEIRA, Maria de Fátima Alves de. Estratégias de ensino voltadas para educação alimentar: um artigo de revisão. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 621–647, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p621-647. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10940. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 92 93 94 95 96 97 98 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.