A língua inglesa no escopo dos multiletramentos do ensino superior militar
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p438-452Palavras-chave:
Multiletramentos, Língua Inglesa, Academia Militar das Agulhas NegrasResumo
O artigo tem como objetivo realizar uma análise acerca da percepção de alunos pertencentes a uma Instituição de Ensino Superior Militar quanto à aplicabilidade da língua inglesa em sua futura carreira de oficial combatente do Exército Brasileiro (EB). Trata-se de um levantamento que tem como foco a análise de fenômenos locais. Para tal, realizou-se uma pesquisa aplicada de caráter descritiva com abordagem quali-quantitativa. Os resultados obtidos foram alcançados de forma indutiva e identificaram que (a) a Língua Inglesa contribui para o processo individual do aluno de atribuição de significados aos múltiplos letramentos inerentes à carreira militar e; (b) o ideário do aluno quanto ao uso do idioma inglês em sua futura carreira não se limita à comunicação com agentes estrangeiros, mas também engloba atividades do cotidiano militar.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Estado Maior do Exército – EME. Portaria nº 152-EME, de 16 de novembro de 2010. Aprova a Diretriz para a Implantação da Nova Sistemática de Formação do Oficial de Carreira do Exército Brasileiro da Linha de Ensino Militar Bélico. 2010. Disponível em: http://www.decex.eb.mil.br/port_/leg_ensino/2_educacao_eb-decex/31_port_152_EME_16Nov2010_DtzImplemNovaFormacaoOfCarreiraEnsMilBelico.pdf. Acesso em: 31 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Departamento de Educação e Cultura do Exército - DECEX. Comando da Academia Militar das Agulhas Negras. Plano de Gestão da Academia Militar das Agulhas Negras, Resende, RJ: [s. n.], 2019a.
BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Departamento de Educação e Cultura do Exército - DECEX. Portaria nº 715, de 6 de dezembro de 2002. Aprova a Política de Ensino. 2002. Disponível em: http://www.decex.eb.mil.br/port_/leg_ensino/2_educacao_eb-decex/12_port_715-716_CmtEB_06Dez2002_PoliticaeDtzEnsEB.pdf. Acesso em: 30 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Departamento de Educação e Cultura do Exército - DECEX. Comando da Academia Militar das Agulhas Negras. Plano de Gestão da Academia Militar das Agulhas Negras, Resende, RJ: [s. n.], 2019b.
BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Departamento de Educação e Cultura do Exército - DECEX. Normas para Construção de Currículo (NCC), 2ª Ed. Rio de Janeiro, RJ: [s. n.], 2014a;
BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Estado Maior do Exército – EME. Sistema de Planejamento do Exército – SIPLEx3. Brasília, 2011. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8182A24F0A728E014F0AF54C6E64E2. Acesso em: 28 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Estado-Maior do Exército. O Exército Brasileiro, Brasília, DF: [s. n.], 2014b.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 3.182, de 23 de setembro de 1999. Regulamenta a Lei 9.786, de 8 de fevereiro de 1999, que dispõe sobre o ensino no Exército Brasileiro e dá outras providências. 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3182.htm#:~:text=D3182&text=DECRETO%20No%203.182%2C%20DE,Brasileiro%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 30 out. 2020.
COPE, B; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routldge, 2000.
GEE, J. P. The New Literacy Studies: from "socially situated" to the work of the social. In: BARTON, D; HAMILTON, M.; IVANIC, R. (Eds.). Situated Literacies: Reading and Writing in context. London: Routledge, 2000. p. 180-196.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KALANTZIS, M; COPE, B. A. Language Education and Multiliteracies. In: MAY, S.; HORNBERGER, N. (Eds.). Encyclopedia of Language and Education. 2.ed. New York: Springer Science, 2008.
LAKATOS, E. M; MARCONI, A. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LANKSHEAR, C; KNOBEL, M. New Literacies: Everyday Practices and Classroom Learning. 2. Ed. Miadenhead and New York: Open University Press, 2006.
LEMKE, J. L. Letramento Metamidiático: transformando significados e mídias. Trab. linguist. apl., Campinas , v. 49, n. 2, p. 455-479, Dec. 2010 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132010000200009&lng=en&nrm=iso. Accesso em 25 Abr. 2019.
MINAYO, M. C. S; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/set, 1993. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csp/v9n3/02.pdf. Acesso em: 26 jun. 2020.
ROJO, R. H. R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SCRIBNER, S.; COLE, M. The psychology of literacy. Cambridge: Harvard University Press, 1981.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
STREET, B. V. What’s new in New Literacy Studies? Critical Approaches to Literacy in Theory and Practice. Current Issues in comparative Education, New York, vol. 5, n.2; p. 77-91. 2003.
THE NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).