Permanecer ou evadir-se?
Perfil e expectativas de alunos de cursos superiores da UFPB
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp492-513Palavras-chave:
Educação Superior, Evasão, PermanênciaResumo
O texto discute a questão da evasão e permanência em cursos de graduação do ensino superior na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, expondo o perfil, as perspectivas para permanecer ou abdicar do curso, bem como as dificuldades e facilidades para a tomada dessa decisão por parte do alunado. A pesquisa, desenvolvida ao longo de três períodos letivos (2016.2 a 2017.1), caracteriza-se como uma pesquisa de natureza longitudinal e de metodologia quantitativa. As informações empíricas acerca de 16 cursos de graduação que apresentavam os maiores e os menores índices de evasão e de permanência, abarcando todas as áreas de conhecimento, foram coletadas através de um questionário, organizado seguindo aportes de modelos teóricos relacionados com a evasão e a permanência no ensino superior. A análise dos dados possibilitou concluir que a existência de aspectos contraditórios, e ao mesmo tempo relacionais, dinamiza a evasão e/ou permanência, segundo as condições objetivas ou subjetivas do alunado, em que ocorrem as relações de sociabilidades, as condições contextuais e estruturais, as políticas e os programas de permanência voltados para minimizar os efeitos da desigualdade social na Educação Superior.
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