Processos criativos em dança na educação infantil e metodologias participativas de pesquisa com crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p312-332

Palavras-chave:

Educação Infantil, Dança, Metodologias participativas, Crianças pequenas, Pesquisa e docência

Resumo

Ao investigar os processos criativos em dança no contexto da Educação Infantil, na construção de uma Pedagogia da infância que defenda o direito à educação e às artes, aos territórios sensíveis e estéticos de crianças pequenas e professoras/es, negando a escolarização precoce, e os tempos e espaços do capital, este artigo apresenta e analisa propostas dançantes através de metodologias participativas em dança com crianças, em uma Escola Municipal de Educação Infantil paulistana. As propostas, que buscaram experiências de movimentos e gestualidades, foram prontamente acessadas pelas crianças de forma investigativa e inventiva, provocando novos processos criativos, exibindo formas de resistência aos padrões impostos e distintas referências de tempo e de espaço às infâncias e a sua educação pela dança.

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Biografia do Autor

Milene Braga Goettems, SME-SP/Professora Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Historiadora, pela Universidade Castelo Branco, Pedagoga e Mestra em Educação, pela FEUSP. Professora de Educação Infantil, SME/SP.

Patrícia Dias Prado, FEUSP/Prof.a Dr.a

Profa Dra FEUSP, Depto de Educação Comparada e Metodologia de Ensino, EDM, Area da Infância

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

BRAGA GOETTEMS, Milene; PRADO, Patrícia Dias. Processos criativos em dança na educação infantil e metodologias participativas de pesquisa com crianças. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 33, p. 312–332, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n33p312-332. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12622. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s):culturas, docência e formação em debate