Educação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p33-57Palavras-chave:
Educação Infantil, Currículo, Docência, Políticas curricularesResumo
A partir dos estudos de currículo e dos estudos de Michel Foucault, o artigo objetiva analisar a produção discursiva sobre a docência veiculada em documentos curriculares de Educação Infantil das cidades de Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Florianópolis, os quais foram elaborados após a homologação da BNCC (MEC, 2017). Mediante a análise do discurso, são evidenciadas táticas discursivas presentes nos textos que, ao instituírem práticas pautadas por uma racionalidade neoliberal, operam na constituição do neossujeito docente. Com base nas análises, é possível inferir que os documentos curriculares ratificam as orientações constantes na Base, prescrevem modos de atuação profissional e secundarizam a autoria docente.
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