A alunização da infância

o indelével contributo da formação inicial de educadoras/es em Portugal

Autores

  • Elisabete Xavier Gomes Escola Superior de Educadores da Infância Maria Ulrich (Lisboa)
  • Ana Teresa Brito Centro de Investigação em Educação-CIE, do ISPA-Instituto Universitário

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp190-216

Palavras-chave:

Educação de infância, formação inicial, ensino superior

Resumo

Em Portugal, o modelo de formação inicial de educadoras/es de infância condiciona as margens de autonomia curricular das instituições de ensino superior através da imposição por decreto-lei de uma matriz organizada em componentes de formação e áreas disciplinares com presença e ponderações uniformizadas. Neste artigo, apresentamos resultados de uma análise dos planos de estudo, definidos e publicados em Diário da República por cada uma das 29 instituições que atualmente fazem formação inicial, com vista a caracterizar as tensões que neles se identificam entre a escolarização e a educação da infância, nomeadamente pela presença ou ausência de espaços curriculares dedicados à creche e ao jardim-de-infância, ao estudo da educação e da infância e à construção de aprendizagens inter e transdisciplinares.

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Referências

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Publicado

2022-06-10

Como Citar

GOMES, Elisabete Xavier; BRITO, Ana Teresa. A alunização da infância: o indelével contributo da formação inicial de educadoras/es em Portugal. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 190–216, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp190-216. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12663. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s):culturas, docência e formação em debate

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