A complexidade do “como fazer” na educação infantil
implicações para a formação docente na perspectiva da artesania
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp312-331Palavras-chave:
Educação Infantil, Didática, Formação docente, Docência com crianças, ArtesaniaResumo
Este artigo tem como objetivo discutir sobre “como criar um fazer” na docência com crianças pequenas, refletindo sobre didática na Educação Infantil. O corpus analítico compreende dados de entrevistas com quatro pesquisadoras brasileiras e é analisado com base na fundamentação teórica sobre didática, ciência, técnica e docência com crianças pequenas. O primeiro eixo de análise evidencia a complexidade do “como criar um fazer/educar/cuidar” na ação pedagógica em creches e pré-escolas; o segundo reflete sobre a didática na educação em sua articulação política, técnica, ética e pedagógica, distanciando-se da visão tecnicista. Considera-se que uma perspectiva da artesania como docência provoca a criação de currículos e didáticas inventivas e dialógicas na formação docente.
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