A IMPOSSIBILIDADE DE EMUDECER O GESTO E SILENCIAR O CORPO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2014v6n11p01Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Educação formalista, Linguagem corporal.Resumo
Esta pesquisa em andamento busca compreender os processos de tessitura do conhecimento nos/dos/com os cotidianos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, um lócus rico de experiências e entendido como espaço de criação curricular por meio da investigação de práticas educativas de corporeidade e dança, sem a dicotomia corpo-mente, que favorecem a saída das carteiras escolares, onde os indivíduos são “encerrados” de modo prejudicial à experimentação de ações que propiciem sua formação ampla e a emancipação social. Pretendemos encontrar nessas experiências elementos de superação dos traços de uma educação formalista, oferecida como compensatória, onde se elegem conteúdos a serem desenvolvidos nos quais a linguagem corporal dos sujeitos é emudecida, numa cultura de repressão ao movimento e tentativa de adestramento das emoções. Nesse texto apresentamos os elementos teóricos que vêm nos servindo de base para a pesquisa e a leitura das experiências observadas.Downloads
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