Dimensões socio/antropológicas e o lugar da narrativa na teoria da relação com o saber

entrevista com Bernard Charlot, realizada por Rosemeire Reis e Soledad Vercellino

Autores

  • Bernard Charlot Universidade de Paris 8 - Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p1-16

Palavras-chave:

Relação com o saber, Educação e Barbárie, Narrativa

Resumo

Bernard Charlot apresenta como constrói a passagem de seus estudos fundados na teoria da relação com o saber para as pesquisas sobre a educação e barbárie, que contribuem para compreender os desafios da contemporaneidade. Enfatiza, para tanto, as dimensões socio/antropológicas da teoria da relação com o saber e a necessidade de recolocar a questão do homem, do mundo humano e da humanização no centro do debate em educação. Compreende o pesquisador como aquele que identifica e analisa as contradições da nossa sociedade e da escola e, portanto, se interessa pelo sentido que os estudantes atribuem à vida, à escola e aos estudos. Desse modo, para o autor, a narrativa nos estudos com a teoria da relação com o saber contribui por propiciar os conteúdos dos discursos produzidos pelos participantes da pesquisa. Por fim, ele questiona os modos de fazer pesquisa nos quais os resultados são meras descrições das narrativas singulares. Considera importante que, a partir das análises de tais narrativas, haja um aprofundamento teórico, para a construção de respostas às suas questões como pesquisador, o que pressupõe a produção de conhecimento a partir da identificação de processos que permitam a compreensão de outros casos singulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernard Charlot, Universidade de Paris 8 - Universidade Federal de Sergipe

Professor  Emérito  de  Ciências  da  Educação  da  Universidade  de  Paris  8. Professor  na  Universidade Federal de Sergipe.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8725-4238

Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/4687158600283895

Publicado

2022-08-31

Como Citar

CHARLOT, Bernard. Dimensões socio/antropológicas e o lugar da narrativa na teoria da relação com o saber: entrevista com Bernard Charlot, realizada por Rosemeire Reis e Soledad Vercellino. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 1–16, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p1-16. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14042. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Estudantes da universidade, narrativas e relação com o saber"

Artigos Semelhantes

<< < 91 92 93 94 95 96 97 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.