Educação estética e educação para as artes na sociedade contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14135Palavras-chave:
Formação estética, Capitalismo, EducaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão sobre a formação estética como um direito humano fundamental. A formação estética deve contemplar tanto o desenvolvimento dos sentidos físicos e espirituais, conforme apontado por Marx, quanto a aprendizado intencional da produção e da fruição das obras e manifestações artísticas historicamente produzidas pela humanidade. A exposição, que se baseia em pesquisa bibliográfica, procura demonstrar como o sistema capitalista molda a produção artística disponibilizada pela indústria cultural. Ao mesmo tempo, o liberalismo econômico atua sobre os sistemas de ensino, restringindo e prejudicando o desenvolvimento estético da sociedade, principalmente no que concerne aos indivíduos pertencentes à classe trabalhadora.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor Wiesengrud. A arte e as artes: primeira introdução à teoria estética. Trad. Rodrigo Duarte. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2018.
ALVES, Rubem. Educação dos sentidos e mais... Campinas: Verus Editora, 2005.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. Trad. Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
KATER, Carlos. O que podemos esperar da educação musical em projetos de ação social. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, mar. 2004, p. 43-51.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Trad. Célia Neves; Alderico Toríbio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Trad. Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2010.
MORAES, Vinícius de. Operário em construção e outros poemas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1979.
NOGUEIRA, Monique Andries. Arte e experiência estética: o assombro aproximando crianças e adultos. In: ZANOLLA, Sílvia Rosa da Silva. (org.) Arte, estética e formação humana: possibilidades e críticas. Campinas: Editora Amínea, 2013, p. 119-126.
SUBTIL, Maria José Dozza. Possibilidades e limites da formação do professor de Arte e da educação artística escolar na perspectiva de humanização. Práxis Educativa, Ponta Grossa, p.897-916, v.11, n.3, set/dez. 2016.
TONET, Ivo. Educação, cidadania e emancipação humana. Ijuí: Unijuí, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).