O estágio em docência na Pós-Graduação Stricto Sensu
desafios para formação do professor-pesquisador em psicologia
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-19.e14439Palavras-chave:
Estágio em docência, Didática, PsicologiaResumo
Este artigo objetiva analisar o processo de estágio em docência de um Programa de Pós-Graduação em Psicologia. A pesquisa foi qualitativa. Conclui-se que o estágio em docência deva envolver o processo de formação pedagógica do professor-pesquisador em Psicologia.
Downloads
Referências
ALVES, Larissa Roberta; GIACOMINI, Márcia Aparecida; TEIXEIRA, Verônica Modolo; HENRIQUES, Silvia Helena; CHAVES, Lucieli Dias Pedreschi. Reflexões sobre a formação docente na pós-graduação. Escola Anna Nery, n. 23, v. 3, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0366
BALBACHEVSKY, Elizabeth. A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bem-sucedida. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira 1, 2005, p. 285-314.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Circular n° 28/99/PR/CAPES de 26 de fevereiro de 1999 Brasília, 1999.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Documento de área 37: Psicologia. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/psicologia-pdf
BRAUN, Virginia.; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in: Psychology, n.3, v.2, p.77-101, 2006. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1191/1478088706qp063oa
CALEGARE, Marcelo Gustavo Aguiar; TAMBORIL, Maria Ivonete Barbosa. Formação, atuação e produção do conhecimento em Psicologia Social na Amazônia brasileira: retalhos da nossa história. TEXTOS E DEBATES, Boa Vista, n.31, p. 11-31, jan./jun. 2017. https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i31.4254
CAO, Wenjun et al. The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry research vol. 287, 2020: 112934. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112934
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). (2020). Práticas e estágios remotos em psicologia no contexto da pandemia da covid-19. Brasília. Recuperado de https://site.cfp.org.br/cfp-e-abep-lancam-recomendacoes-sobre-praticas-e-estagios-remotos-em-tempos-de-pandemia/
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES. PLATAFORMA SUCUPIRA. Coleta de Informações 2019. Relatório de Dados Enviados do Coleta em 11/03/2019.
COSTA, Daiene Cássia Souza da. Docência universitária e formação pedagógica: o estágio de docência na pós-graduação stricto sensu. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/dissertacoes_teses/dissertacao_daiene_cassia_souza_costa.pdf
CONCEIÇÃO, Juliana Santos da; NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e professores iniciantes: dialogando sobre a formação de professores para o ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior. Belo Horizonte/MG, v. 5, n. 1, p. 9-36, abr. 2015.Disponível em: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1970
CRUZ, Giseli Barreto da. Didática e docência no ensino superior. Revista brasileira de estudos pedagógicos., Brasília, v. 98, n. 250, p. 672-689, set./dez. 2017. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2931
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, Maria de Fatima Quintal de; SOUZA, Jusamara. Apresentação: Pensar a formação e a pesquisa na pós-graduação stricto sensu. Educar em Revista, v. 34, n. 71, p. 09-18, nov. 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62549
INÁCIO, Amanda Lays Monteiro; MARIANO, Maria Luíza Silva; FRANCO, Sandra Aparecida Pires; OLIVEIRA, Kátya Luciene de. Estágio em docência na pós-graduação: perspectivas acerca da formação docente. Revista Transmutare, Curitiba, v. 4, p. 1-17, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3895/rtr.v4n0.10435
JOAQUIM, Nathália de Fátima; VILAS BOAS, Ana Alice; CARRIERI, Alexandre de Pádua. Estágio docente: formação profissional, preparação para o ensino ou docência em caráter precário? Educação e Pesquisa., São Paulo, v. 39, n. 2, p. 351-365, abr./jun. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000200005
LIBÂNEO, José Carlos. O ensino de graduação na universidade: a aula universitária. Texto apresentado na XII Semana de Planejamento Acadêmico Integrado da Universidade Católica de Goiás (UCG), 2003, p. 01-13. Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5146/material/UCG%20-%20ENSINO%20DE%20GRADUA%C3%87%C3%83O%20Novo.doc Acesso em: 12 ago. 2018.
LIMEIRA, George Nunes, BATISTA, Maria Edenilce Peixoto; BEZERRA, Janete de Souza. Challenges of using the new technologies in higher education in front of the COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. e2219108415, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i10.8415. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8415.
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MASETTO, Marcos Tarciso; GAETA, Cecília. Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil. Em Aberto, Brasília, v. 32, n. 106, p. 45-57, set/dez. 2019. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4224/3676.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). DIRETORIA DE AVALIAÇÃO (DAV.) Documento de Área 37 - Psicologia, Brasil, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/psicologia-pdf. Acesso 06 out 2022.
NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; VALDEGIL, Daniel de Assis; SABINO, Raquel do Nascimento. Ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil: estado da arte. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. e325271, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5271
PEREIRA, Denilson Diniz. Contextos históricos dos desafios do ensino superior na Região Amazônica. Revista do Instituto de Ciências Humanas, v. 16, n. 24, p. 46-70, 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/revistaich/issue/view/1147
RESENDE, Gisele Cristina; SILVA, Iolete Ribeiro da; CALEGARE, Marcelo Gustavo Aguilar. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas: proposta e perspectivas para a região Amazônica. Estud. psicol., Natal, v. 24, n. 2, p. 125-135, jun. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22491/16784669.20190015
SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação e Universidade: conhecimento e construção da cidadania. Interface Comum. Saúde Educ.; n.6, v.10, 117-124, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-32832002000100015
SALATA, André. Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso? Tempo Social, v. 30, n. 2, p. 219-253, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/125482
SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação na Perspectiva Formativa-Reguladora: Pressupostos Teóricos e Práticos. 2ª Edição. Porto Alegre: Mediação, 2006.
SOUSA FELÍCIO, Luanna Lua; SILVA, Carmem Virgínia Moraes da. O desafio do estágio docente na Modalidade Remota como práxis em Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde. Revista de Iniciação à Docência, v. 6, n. 2, p. 433-451, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9285
PIMENTA, Selma Garrido, ANASTASIOU, Léa das. Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Coronavírus. 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-coronaviruses
VALVERDE, Thalita Marcolan; SILVA, Albená Nunes da; PEREZ, Denise Alves; CAMPOLINA-SILVA, Gabriel Henrique; OLIVEIRA, Zulmira Medeiros Cleida Aparecida. Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação: descrição de uma experiência. Revista Formação Docente., Belo Horizonte, v. 09, n. 17, p. 67-84, ago./dez. 2017. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).