Análise das iniciativas em Educação Ambiental em escolas no oeste do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe14905

Palavras-chave:

educação formal, avaliação, sustentabilidade

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar as ações, projetos e programas em educação ambiental em quatro escolas oeste do Paraná. Os resultados foram agrupados em três aspectos de análise: atividades pontuais, temas comuns e desafios e limitações das práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Victoria Castanha Bedin, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Licenciatura pela Universidade Federal do Paraná

Valéria Iared, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, é Profesora Adjunta no Departamento de Biodiversidade na Universidade Federal do Paraná

Referências

BARBOSA, G.; OLIVEIRA, C. T. de. Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular. REMEA – Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 37, n. 1, p. 323-335, 2020.

BAUMGRATZ, N. D. Educação ambiental além dos muros da escola: uma experiência no Parque Nacional do Itatiaia. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Fundação Oswaldo Aranha, Volta Redonda, 2014.

BERNARDES, M. B. J.; PRIETO, E. C. Educação Ambiental: disciplina versus tema transversal. REMEA – Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 24, 2010.

BRASIL. Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, de junho de 1992.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [1999]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 10 jan. 2023.

CALDEIRA, C. S.; NUNES, A. L. R.; MORALES, A. G. Mapeamento dos projetos de educação ambiental do ensino fundamental. 9ª ANPED SUL. 2012.

CARVALHO, I. C. de M. A pesquisa em educação ambiental: perspectivas e enfrentamentos. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 15, n. 1, p. 39-50, 2020.

CARVALHO, L. M. A temática ambiental e o processo educativo: dimensões e abordagens. In: CINQUETTI, H.C.S. & LOGAREZZI, A. (orgs.). Consumo e resíduo: fundamentos para o trabalho educativo. São Carlos: Edufscar, 2006. p. 19-41.

CHARLOT, B. A educação ambiental na sociedade contemporânea: bricolagem pedagógica ou projeto antropológico? Pesquisa em Educação Ambiental, [S.L.], v. 15, n. 1, p. 10-19, jun. 2020.

CHAGAS, P. W. V.; NOGUEZ, J. A.; GARCIA, N. M. A Educação Ambiental como Prática Promotora de Interação no Contexto Escolar. Ambiente & Educação, v. 23, n. 2, p. 398-413, 2018.

FRACALANZA, H. et al. As pesquisas sobre educação ambiental no Brasil e as escolas: alguns comentários preliminares. Pesquisa em educação ambiental: pensamentos e reflexões, p. 55-77, 2004.

FRIZZO, T. C. E.; CARVALHO, I. C. de M. Políticas públicas atuais no Brasil: o silêncio da educação ambiental. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA), [S.L.], n. 1, p. 115-127, 2018. DOI: 10.14295/remea.v0i1.8567.

GASPARINI, S. M.; BARRETO, S. M.; ASSUNÇÃO, A. A. O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Educação e pesquisa, v. 31, n. 2, p. 189-199, 2005.

GUERRA, A. F. S. et al. Educação Ambiental: a resistência e o esperançar em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 15, n. 4, p. 237-258, 2020.

HALAL, C. Y. Ecopedagogia: uma nova educação. Revista de Educação, v. 12, n. 14, 2009.

IARED, V.G.; HOFSTATTER, L. J. V. Our SARS-CoV-2 teacher: Teachings of the pandemic about our relations with the more-than-human world. The Journal of Environmental Education, v. 53, n. 2, p. 117-125, 2022.

IARED, V. G.; MARTINS, F. A.; MEURER, T. Mapeamento de trabalhos realizados com hortas e educação ambiental publicados em periódicos nacionais até 2016. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Campo Largo, v. 17, n. 2, p. 1-18, dez. 2018.

LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. da C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & sociedade, v. 17, p. 23-40, 2014.

LEFF, E. Complexidade, interdisciplinaridade e saber ambiental. Olhar de professor, v. 14, n. 2, p. 309-335, 2011.

LOUREIRO, C. F. B.; COSSÍO, M. F. B. Um olhar sobre a educação ambiental nas escolas: considerações iniciais sobre os resultados do projeto "o que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental". In: MELLO, S. S. de (org.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília/DF: Unesco, 2007. p. 576-64.

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, [S.L.], v. 27, n. 94, p. 47-69, 2006.

MARCONDES, N. A. V.; BRISOLA, E. M. A. Análise por triangulação de métodos: um referencial para pesquisas qualitativas. Revista Univap, [S. l.], v. 20, n. 35, p. 201–208, 2014.

MAZZARINO, J. M.; MUNHOZ, A. V.; KEIL, J. L. Currículo, transversalidade e sentidos em Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 51-61, 2012.

PITTON, V. O.; MCKENZIE, M. What moves us also moves policy: The role of affect in mobilizing education policy on sustainability. Journal of Education Policy, v. 37, n. 4, p. 527-547, 2022. DOI: 10.1080/02680939.2020.1852605.

RIO DE JANEIRO. Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, de junho de 1992.

RODRIGUES, C., LOWAN-TRUDEAU, G. Global politics of the COVID-19 pandemic, and other current issues of environmental justice. The Journal of Environmental Education, v. 52, n.5, 293–302, 2021.

SANTOS, A. G. dos; SANTOS, C. A. P. A inserção da educação ambiental no currículo escolar. Revista Monografias Ambientais, v. 15, n. 1, p. 369-380, 2016.

SANTOS, L. A. M.; GOMES, S. P. S. Formação continuada de professores: Desafios e dificuldades do exercício da docência. Educação no Século XXI-Formação Docente. 1ªed. Belo Horizonte: Editora POISSON, v. 22, p. 145-151, 2019.

SANTOS, K. da S. et al. O uso de triangulação múltipla como estratégia de validação em um estudo qualitativo. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 655-664, 2020.

SILVA, M. L. da. A Escola Bosque e suas estruturas educadoras–uma casa de educação ambiental. Conceitos e práticas em educação ambiental na escola, p. 116, 2007.

SORRENTINO, M. et al. Educação ambiental como política pública. Educação e pesquisa, v. 31, p. 285-299, 2005.

TRAJBER, R. MENDONÇA, P. R. (org). O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental? Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao5.pdf. Acesso em: 17 maio 2022.

VIEIRA, S. R. Matriz de Indicadores para avaliação das políticas públicas de Educação Ambiental no contexto escolar: uma análise a partir do ciclo de políticas e da teoria da atuação. (2021). 434 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná – Curitiba/PR, 2021.

VIEIRA, S. R.; TORALES-CAMPOS, M. A.; MORAIS, J. L. de. Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escola. REMEA – Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 33, n. 2, p. 106-123, 2016.

Downloads

Publicado

2024-01-30

Como Citar

BEDIN, Maria Victoria Castanha; IARED, Valéria. Análise das iniciativas em Educação Ambiental em escolas no oeste do Paraná. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e14905, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe14905. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14905. Acesso em: 12 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos