Políticas para a formação de professores

avanços e retrocessos nos Planos Estaduais de Educação do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina

Autores

  • Lidiane Pagliarin Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Altair Fávero Universidade de Passo Fundo
  • Marcio Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14941

Palavras-chave:

Planos Estaduais de Educação, Formação de professores, Concepção formativa

Resumo

Frente às últimas reformas na formação de professores, problematizamos: em que medida e sob quais concepções a formação inicial e continuada de professores prevista no PNE está sendo desenvolvida e como o PEE/RS e PEE/SC estão atingindo suas metas? A pesquisa é qualitativa, exploratória, documental, com análise comparada. Em síntese, concluímos que é preciso avançar para atingir as metas, assim como repensar intencionalidades das políticas de formação de professores a fim de superar o reducionismo neotecnicista presente nas atuais diretrizes nacionais de formação de professores.

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Biografia do Autor

Altair Fávero, Universidade de Passo Fundo

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor titular III e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF.

Marcio Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) onde atua como pesquisador no Programa de Pós-graduação em Educação ( PPGEd), na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania.

Referências

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Publicado

2023-05-10

Como Citar

PAGLIARIN, Lidiane; FÁVERO, Altair; TREVISOL, Marcio. Políticas para a formação de professores: avanços e retrocessos nos Planos Estaduais de Educação do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14941, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14941. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14941. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

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