Docência na educação profissional e tecnológica

formação pegagógica versus notório saber

Autores

  • Francisco das Chagas Silva Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Francisco das Chagas de Sena Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15187

Palavras-chave:

Formação docente, Educação Profissional e Tecnológica, Notório saber

Resumo

Neste artigo, problematiza-se a formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e se questiona a importância dada ao chamado notório saber em detrimento de uma formação pedagógica. Tem por base uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados por pesquisadores do campo Trabalho e Educação e em documentos oficiais. Defende-se que a docência na EPT deve se pautar no compromisso com a formação de sujeitos reflexivos e engajados na transformação social. Conclui-se que o notório saber é insuficiente para tal engajamento e revela a ausência de compromisso com esse tipo de formação, próprio do ideário neoliberal, que entende a noção de conhecimento como informação.

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Biografia do Autor

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação. Professor do IFRN, Campus Mossoró. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede Nacional) e em Ensino (Posensino - UERN/IFRN/UFERSA).

Francisco das Chagas de Sena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - PROFEPT. Docente do IFCE, campus Aracati.

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Publicado

2023-09-27

Como Citar

SOUZA, Francisco das Chagas Silva; SENA, Francisco das Chagas de. Docência na educação profissional e tecnológica: formação pegagógica versus notório saber. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15187, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15187. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15187. Acesso em: 22 dez. 2024.

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