Teacher training and supervised internships in the context of pedagogical residency
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15210Keywords:
Pedagogical Residency, Teacher Training, Supervised InternshipsAbstract
This paper presents an analysis of the contributions of the Pedagogical Residency (PR) pilot project at the Federal University of Alagoas (UFAL) from the point of view of the participating preceptors. For this discussion, we used the analysis of the partial report of the Pedagogical Residency Program (PRP) based on four indicators: quantity, process, training, and quality. The data reveal that in the evaluation of the preceptors, there is an emphasis on the great potential of the proposals for supervised internships in the PRP for teacher training (initial and continuing).
Downloads
References
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 14, de 10 jul. 2020. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 57, 26 out. 2020.
______. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 11, 2015.
_______. Resolução nº 02 CNE/CP, de 1º de julho de 2015. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília: MEC, 2015.
_______, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF, 2017.
_______, Ministério da Educação. Portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa de Residência Pedagógica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 01 Mar. 2018. Seção 1, p. 38.
_______. Ministério da Educação, Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação. MEC, SEB, DICEI, 2010.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar¬-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019.
PERRENOUD, Philipp; Mônica Gather Thurler. As competências para ensinar no Século XXI: A formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
_______. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
UFAL. Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Plano de Desenvolvimento Institucional PDI/UFAL2018-2022.
UFAL. Relatório de Avaliação Parcial do PIRP/UFAL, PROGRAD, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).