O subcampo das mídias e tecnologias no campo da Educação Física brasileira

origem, conflitos, contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15856

Palavras-chave:

Mídias, Tecnologias, Educação Física, Campo científico

Resumo

Trata-se de uma pesquisa que investigou o subcampo das mídias e tecnologias no campo da Educação Física (EF) brasileira, procurando compreender seu contexto de surgimento, suas configurações, as cisões e os conflitos no interior desse campo, bem como inflexões observadas em relação à dimensão da endogenia e da reprodução das práticas científicas neste espaço social. Metodologicamente, configurou-se como uma pesquisa na perspectiva da sociologia do conhecimento, operando uma sociologia histórica do campo da EF, a partir de um estudo de caso com 9 agentes deste campo que foram entrevistados. Entendemos que as ações desses agentes no subcampo acadêmico das mídias e tecnologias na EF refere-se ao constante e intenso trabalho de produzir e circular capital científico na busca de reconhecimento e legitimidade no espaço social em que atuam.

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Biografia do Autor

Jaison José Bassani, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação (UFSC)

Professor do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSC)

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Publicado

2023-09-05

Como Citar

MEZZAROBA, Cristiano; BASSANI, Jaison José. O subcampo das mídias e tecnologias no campo da Educação Física brasileira: origem, conflitos, contemporaneidade. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15856, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15856. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15856. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

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