Discutindo o Virtual em Pierre Lévy: uma experiência no Skype com alunos da EJAI no Ensino Médio em Maceió/AL

Yvisson Gomes dos Santos, Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Walter Matias Lima

Resumo


O presente artigo teve como finalidade promover uma prática didático-pedagógica-on-line a alunos de uma escola de Educação Básica em EJAI (Maceió/AL/Brasil). Procurou-se estabelecer a relação de pragma (prática) com um software, o Skype, a alunos do 4º período noturno, fazendo-os relacionar a Filosofia de Pierre Lévy (1996) com as Tecnologias da Informação e Comunicação – TICS: em ato/ação no ensino e aprendizagem. Fez-se uma aula on-line e outra presencial, na qual se discutiu fragmentos da obra do filósofo francês Lévy. Em um dia estabelecido, 10 (alunos) se encontraram com o docente de Filosofia na rede social Skype para discussão do texto filosófico, e outro presencial para avaliação. A interação e a dialética estabelecida nesses dois encontros da disciplina de Filosofia fez com que os discentes assimilassem o conteúdo filosófico de forma exitosa.

Palavras-chave


EJAI; Filosofia; Cibercultura; Ensino-aprendizagem

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DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p240-253

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