A formação do professor de Matemática e o ensino de Geometria

uma análise dos PPC dos cursos de licenciatura da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15859

Palavras-chave:

Currículo, Geometria, Educação Matemática, Licenciatura em Matemática

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que visou analisar como os diferentes conhecimentos geométricos são apresentados e se articulam nas propostas curriculares dos cursos de licenciatura em Matemática oferecidos por instituições públicas presenciais localizadas no Estado da Bahia. A investigação evidenciou a configuração desses cursos sob várias perspectivas, principalmente quanto aos conhecimentos de Geometria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Araújo Suzart, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Licenciado em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VII, na cidade de Senhor do Bonfim. Educador da área de Matemática dos níveis fundamental e médio. Foi bolsista do programa Afirmativa de Pesquisas e Extensão, trabalhando com a unidade temática Geometria com ênfase nos anos finais do ensino fundamental. É integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM/CNPq).  

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (Uneb - Campus III). Atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do Departamento de Educação da Uneb (DEDC7). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, ludicidade e narrativas. Integra o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/LEPEM-Uneb) na condição de líder, é editor-chefe da Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM) e coordenador do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM). É membro da Comissão Nacional Editorial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Referências

ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2020.Disponível em: https://www.moderna.com.br/anuario-educacao-basica/2020/estados-bahia.html. Acesso em 15 jun. 2021.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Parecer CNE/CES nº 1.302, de 06 de novembro de 2001. Propõe as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília, DF, 2001.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 19 jan. 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF, 2019.

BURIGO, E. Z. Movimento da matemática moderna no Brasil: estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos nos anos 60. 1989. 293f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1989.

FIORENTINI, D. A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da licenciatura em matemática. Revista de Educação PUC-Campinas, [S. l.], n. 18, 2012. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/266. Acesso em 19 jan. 2023.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, n. 3, 20-29, 1995. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/20595>. Acesso em 23 mar. 2023.

LISBOA, Eder Quintão. O desenho geométrico como disciplina de curso de licenciatura em matemática: uma perspectiva histórica. 2013. 235 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.

LORENZATO, Sérgio Apparecido. Porque não ensinar Geometria? A Educação Matemática em Revista, Ano III, n° 4, 1° semestre, p. 3-13, Blumenau: SBEM, 1995.

LORENZATO, S. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. São Paulo: Autores Associados, 2021.

NCTM. Principles and standards for school mathematics (2020). Disponível em: https://www.nctm.org/uploadedFiles/Standards_and_Positions/PSSM_ExecutiveSummary.pdf. Acesso em 23 jan. 2023.

PASSOS, C. L. B; NACARATO, A. M. O ensino de geometria no ciclo de alfabetização: um olhar a partir da provinha Brasil. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 16, n. 4, 1147-1168, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/22016. Acesso em 23 jan. 2023.

PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. Zetetike, Campinas, SP, v. 1, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v1i1.8646822. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646822. Acesso em: 19 jan. 2023.

PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da Geometria: uma visão histórica. 1989. 84f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas, 1989.

SACRISTÁN, J. G; GÓMEZ, A. O que significa o currículo? Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

SHULMAN, L. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec. Nova série, [S.l.], v. 4, n. 2, june 2014. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293. doi:http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.293. Acesso em: 19 jan. 2023.

SILVA, A. J. N. da. Laboratório de estudos e pesquisas em educação matemática do campus VII da UNEB: espaço de formação e desenvolvimento do conhecimento lúdico e pedagógico do conteúdo. In.: VIEIRA, A. R. L; SILVA, A. J. N. O futuro professor de matemática: vivências que intercruzam a formação inicial. Porto Alegre: Editora Fi, 2020.

SUZART, L. A.; SILVA, A. J. N. DA. Ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental: um mapeamento das produções no estado da Bahia. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p. e202002, 22 jul. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/e202002. Acesso em 19 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

SUZART, Leonardo Araújo; SILVA, Américo Junior Nunes da. A formação do professor de Matemática e o ensino de Geometria: uma análise dos PPC dos cursos de licenciatura da Bahia. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15859, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15859. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15859. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.