Formação docente para a educação escolar quilombola

o povoado da Mussuca no estado de Sergipe em debate

Autores

  • Leandro dos Santos Universidade do Estado de Alagoas - CLIND/UNEAL
  • Paulo Sergio Marchelli Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15877

Palavras-chave:

Educação Escolar Quilombola, Formação Docente, Comunidade Quilombola da Mussuca (SE)

Resumo

O objetivo do artigo é investigar as concepções sobre a educação escolar quilombola postas no Brasil no período de 2002 a 2019. A análise é realizada na perspectiva do materialismo histórico e dialético, de forma a compor um conjunto de elementos conceituais que têm como ponto de partida as relações sociais de produção, emancipação, resistência, historicidade, criticidade, formação, cultura, raça e etnia. Verifica-se que a Comunidade Quilombola da Mussuca no Estado de Sergipe perpassou por uma complexa sistemática de exclusão social, onde se destaca a luta pelo seu reconhecimento e fortalecimento identitário, sendo a educação um caminho fundamental para realizar processos de transformação efetivos. Conclui-se que a educação escolar quilombola carece de maior funcionalidade em termos das concepções e práticas que a suscitam, pois é produzida por meio de um conjunto de ações que não conseguem institucionalizar parâmetros capazes de produzir as transformações desejadas. No âmbito da formação docente, as políticas públicas implementadas não dialogam com as diferenças e as especificidades das comunidades remanescentes de quilombo.

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Biografia do Autor

Leandro dos Santos, Universidade do Estado de Alagoas - CLIND/UNEAL

Doutor em Educação - PPGED/UFS, Mestre em Educação - PPGED/UFS, Especialista em Gestão
Escolar, Licenciado em Pedagogia, Licenciado em Filosofia, Bacharel em Administração Pública.
Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Movimentos Sociais - GPEMS/UFS. Atualmente é
Professor da Rede Municipal de Nossa Senhora de Lourdes, Sergipe e Professor Bolsista do Curso de
Licenciaturas Interculturais Indígenas de Alagoas/CLIND-UNEAL.

Paulo Sergio Marchelli, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação pela USP e pós-doutorado em educação pela UERJ, professor do Departamento de
Educação do Campus Professor Alberto Carvalho da UFS (DEDI), professor do Programa do Pós-
Graduação em Educação da UFS (PPGED), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de
Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC), e-mail:
paulomarchelli@hotmail.com.

Referências

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Publicado

2023-09-05

Como Citar

SANTOS, Leandro dos; MARCHELLI, Paulo Sergio. Formação docente para a educação escolar quilombola: o povoado da Mussuca no estado de Sergipe em debate. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15877, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15877. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15877. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

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