Práticas avaliativas de Matemática no Ensino Fundamental

Autores

  • Francisca Eudeilane da Silva Pereira Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC)
  • Joelson de Sousa Morais Universidade Federal do Maranhão (UFMA) https://orcid.org/0000-0003-1893-1316

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15950

Palavras-chave:

Narrativas Docentes, Práticas Avaliativas, Ensino da Matemática.

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar o que as narrativas revelam sobre o que os professores sabem e pensam a respeito de suas práticas avaliativas na educação matemática. O estudo é de abordagem qualitativa, do tipo reflexiva-interpretativa, tecida em uma pesquisaformação narrativa (auto)biográfica com 04 professores que atuam nos anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola de rede pública de ensino de Teresina-PI. Os resultados mostraram que cada narrativa, revela um modo de ser, estar e fazer de professores em diálogo com a sua realidade e as práticas avaliativas no ensino da matemática.

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Biografia do Autor

Francisca Eudeilane da Silva Pereira, Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC)

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em Gestão e Supervisão Pedagógica com Docência no Ensino Superior pela Universidade Vale Acaraú (UVA). Especialista em Ensino da Matemática pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Membro da Associação Brasileira de Avaliação Educacional - ABAVE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação para a Aprendizagem da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC)/PI.

Joelson de Sousa Morais, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CPNQ). É Professor Adjunto I do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no Centro de Ciências de Codó (CCCO).

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Publicado

2024-01-22

Como Citar

PEREIRA, Francisca Eudeilane da Silva; MORAIS, Joelson de Sousa. Práticas avaliativas de Matemática no Ensino Fundamental. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e15950, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15950. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15950. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática: contextos e práticas

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