Trajetória de formação de professores

narrativas de memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16162

Palavras-chave:

Narrativas Orais, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as narrativas de trajetória de vida e formação dos professores da cidade de Novo Horizonte do Norte – MT, no sentido do que essa trajetória contribuiu para a construção e reconstrução dos saberes docentes e a constituição da identidade. O interesse sobre a temática deve-se às vivências como estudante da educação básica e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, momento em que refletimos sobre a diversidade de metodologias e didáticas observadas na sala de aula e que tem relação com a formação docente. Neste sentido, as narrativas de professores sobre seus processos de desenvolvimento profissional, perpassam pelas memórias de sua formação inicial e contínua. Quando essas memórias são passadas adiante em conversas formais ou informais, podem influenciar na construção da identidade profissional dos novos educadores. Para a realização do presente estudo, utilizamo-nos da pesquisa bibliográfica, que possibilitou análise e discussão das contribuições advindas das narrativas orais realizadas com o uso da metodologia da História Oral. Foi de grande importância reconhecer que as narrativas orais no contexto da formação de professores e no decorrer de suas práticas pedagógicas tem o potencial de transformar e potencializar a forma como se dá cada um destes processos.

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Biografia do Autor

Jairo Luis Fleck Falcão, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Licenciado em História pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel; Licenciado em Pedagogia pela UNINTER; Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio Grande do Sul - PUCRS, Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, atua na Graduação em Pedagogia e Administração e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA.

Erika Maisa dos Santos Padovan, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Graduada em Pedagogia pela UNEMAT, Câmpus de Juara. Atua na Educação Básica no município de Novo Horizonte do Norte.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

FALCÃO, Jairo Luis Fleck; PADOVAN, Erika Maisa dos Santos. Trajetória de formação de professores: narrativas de memória. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16162, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16162. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16162. Acesso em: 27 dez. 2024.

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