Da educação idealizada à educação possível mediante a diversidade da(s) realidade(s) brasileira(s)
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16496Palavras-chave:
UNESCO, objetivo de desenvolvimento sustentável 4 (ODS4), meta IV do plano nacional de educação, educação de qualidade, inclusãoResumo
É consenso global e nacional a necessidade de reinvenção coletiva para promoção de um futuro mais justo e sustentável e a educação tem importância primordial nesse processo. Para transformar escolas em locais educacionais protegidos, inclusivos, promotores de equidade, bem-estar individual e coletivo, é preciso repensar a educação atual para transformar o mundo em um lugar mais justo, equitativo e sustentável. Os desafios de implementação e aprimoramento educacional são proporcionais a diversidade da realidade brasileira. O trabalho em questão se propõe a realizar uma pesquisa documental acompanhando o estabelecimento das metas brasileiras e suas estratégias. Por meio de um estudo comparativo identificamos as estratégias descritas no contexto mundial a partir das diretrizes da UNESCO em relação às nacionais, descritas nos indicadores brasileiros dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4) e finalmente, associamos a inclusão, prevista na Meta IV do Plano Nacional de Educação. Concluímos que as metas brasileiras estão alinhadas às proposições globais, com as devidas adequações mediante seus recursos econômicos, políticos e sociais.
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