Da educação idealizada à educação possível mediante a diversidade da(s) realidade(s) brasileira(s)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16496

Palavras-chave:

UNESCO, objetivo de desenvolvimento sustentável 4 (ODS4), meta IV do plano nacional de educação, educação de qualidade, inclusão

Resumo

É consenso global e nacional a necessidade de reinvenção coletiva para promoção de um futuro mais justo e sustentável e a educação tem importância primordial nesse processo. Para transformar escolas em locais educacionais protegidos, inclusivos, promotores de equidade, bem-estar individual e coletivo, é preciso repensar a educação atual para transformar o mundo em um lugar mais justo, equitativo e sustentável. Os desafios de implementação e aprimoramento educacional são proporcionais a diversidade da realidade brasileira. O trabalho em questão se propõe a realizar uma pesquisa documental acompanhando o estabelecimento das metas brasileiras e suas estratégias. Por meio de um estudo comparativo identificamos as estratégias descritas no contexto mundial a partir das diretrizes da UNESCO em relação às nacionais, descritas nos indicadores brasileiros dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4) e finalmente, associamos a inclusão, prevista na Meta IV do Plano Nacional de Educação. Concluímos que as metas brasileiras estão alinhadas às proposições globais, com as devidas adequações mediante seus recursos econômicos, políticos e sociais.

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Biografia do Autor

Caroline Moreira de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Psicomotricidade Relacional pelo Centro Internacional de Análise Relacional (CIAR). Pós-graduada em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Graduada em Psicologia (PUCPR). Integrante do grupo de estudos sobre autismo da Universidade Federal Fluminense (NEPA). Atuação na área de Psicologia Clínica e Psicomotricidade Relacional no âmbito clínico e no Programa de Enriquecimento de Ambiente da Associação Caminho Azul.

Diana Negrão Cavalcanti, Universidade Federal Fluminense

Professora da Universidade Federal Fluminense.. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros da UFF (PBMAC - 2023 - 2027). Licenciada em Ciências Biológicas, especialista em Bioquímica, mestre em Química Orgânica e doutorado em Química Orgânica. Pós doutorado em Biologia Marinha (bolsista PRODOC/CAPES - UFF), pesquisador visitante (Fiocruz), bolsista PNPD (UFF) e ex-Professora Adjunto A no Instituto do Mar da UNIFESP, campus Baixada Santista (2013). Desde 2014 é Professora da Universidade Federal Fluminense, atuando na graduação e na Pós-graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros, Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn) e Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), onde foi coordenadora (2018-2022). Tem experiencia na formação de recursos humanos, orientando alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de Biologia Marinha, biotecnologia marinha (com enfase em Química dos Produtos Naturais de algas marinhas, técnicas cromatográficas e espectroscópicas, bioprospecção, dereplicação e biossintese) e em Ensino (com ênfase em Transtorno do Espectro do Autismo). Tem projetos de pesquisa na área de Biodiversidade e na área do Autismo. Tem projetos de extensão com o tema Algas Marinhas e coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Autismo (NEPA). É membro fundador da Associação Caminho Azul, instituição civil sem fins lucrativos que atua nas vertentes da assistencia, desenvolvimento científico e clinico do Autismo, onde exerce a função de vice-presidente.

Kamila Castro Grokoski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialista em nutrição pediátrica, Mestre e Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da UFRGS. Possui experiência clínica no atendimento nutricional de pacientes pediátricos e neuropediatricos (Transtorno do Espectro Autista, Epilepsia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e atrasos do desenvolvimento neurológico). Atuou como pesquisadora em Instituições nacionais e internacionais, desenvolvendo projetos clínicos e experimentais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nos últimos anos, suas pesquisas, tiveram como foco o Transtorno do Espectro do Autismo e os aspectos nutricionais, como comportamento alimentar e composição corporal. Atua na coordenação do Grupo de Pesquisa de Neuropediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e participa como pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Autismo (NEPA) da Universidade Federal Fluminense. Atualmente atua como como Nutricionista na Polaris Autismo Integrativo, Coordenadora do Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Instituto Priorit e pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Web of Science ResearcherID: M-2068-2015, h-index= 13.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

OLIVEIRA, Caroline Moreira de; CAVALCANTI, Diana Negrão; GROKOSKI, Kamila Castro. Da educação idealizada à educação possível mediante a diversidade da(s) realidade(s) brasileira(s): . Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16496, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16496. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16496. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Debates

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