A equidade existe na matemática?

A inclusão de um estudante com TEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17275

Palavras-chave:

Equidade, Educação matemática inclusiva, Transtorno do espectro autista

Resumo

Construir um espaço escolar democrático tem sido um grande desafio para educadores que lutam por uma educação matemática inclusiva. Neste artigo, analisamos como ocorre a inclusão de um aluno com TEA em uma sala de aula regular no ensino fundamental. O estudo é um recorte da dissertação de mestrado do primeiro autor e tem como metodologia de pesquisa o estudo de caso, e utilizamos entrevistas, gravações de áudio e vídeo e observação participante. Analisamos o processo de inclusão escolar de um aluno com TEA na perspectiva da equidade. Concluímos que é necessário engajamento dos professores com a turma para incluir todos os alunos e trabalhar com recursos didáticos nas aulas de matemática e que é necessário também conhecer o nível real de conhecimento do aluno e tentar aprimorar os conceitos que o aluno possui, respeitando também as formas como o aluno pensa e vê a matemática.

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Biografia do Autor

José Jorge de Sousa, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorando em REDE NORDESTE DE ENSINO - RENOEN - Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

Silvanio de Andrade, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) (1991), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, Campus de Rio Claro) (1998) e Doutorado em Educação (Ensino de Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo (USP) (2008), com estágio de Doutorado Sanduíche no Exterior, University of Georgia, EUA, sob a supervisão do Prof. Dr. Jeremy Kilpatrick. É professor na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), atuando na graduação (Curso de Licenciatura em Matemática - DM-CCT) e na Pós-Graduação, como Docente Permanente no PPGECEM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado Profissional (aprovado em 2019) e no Doutorado RENOEN (aprovado em 2020) - Rede Nordeste de Ensino, na área de Ensino de Ciências e Matemática. 

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Publicado

2025-01-17

Como Citar

SOUSA, José Jorge de; ANDRADE, Silvanio de. A equidade existe na matemática? A inclusão de um estudante com TEA. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e17275, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17275. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17275. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

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